Boitempo indica: semana de 17 a 23/05

Excepcionalmente na semana passada, não houve Boitempo Indica. Este, portanto, vem turbinado.

***

Agenda

Terminam amanhã as inscrições para (a lista de espera d)o Seminário Revoluções: Uma política do sensível, que ocorrerá na sexta e no sábado (20 e 21/05). O evento contará com grandes penadores – da filosofia, sociologia, cinema, psicanálise, música … – e discutirá as razões e desrazões das revoluções sociais na atualidade.

Leda Paulani (FEA/USP, autora de Brazil Delivery e Modernidade e discurso econômico) apresenta a palestra “A crise econômica de 2008 em seus desdobramentos atuais” na próxima quinta-feira (19/05) às 17h30 na sala 102 do prédio das Ciências Sociais (FFLCH/USP).

Boitempo estará presente em duas feiras de livros: Feira de Livros da USP Leste (com 50% de desconto em todo o seu catálogo) na próxima semana, de 25 a 28 de maio; e na Feira do livro de Florianópolis (na estande LITERATA LIVROS), que acontece de 10 a 21/05 no Largo da Alfândega (Florianópolis/SC; de seg. a sáb. 9h-20h e dom. 13h-18h).

Nosso colunista Mouzar Benedito participou hoje de debate organizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional com o título “Crime e sedução: bandidos que viram lendas”. O jornalista publicou na edição de maio da mesma revista um relato sobre a vida de Gino Meneghetti, sobre o qual publicou pela Boitempo uma biografia.

Leituras

Slavoj Žižek vem ao Brasil no fim desta semana para participar do Seminário Revoluções, divulgar o lançamento de seus dois livros mais recentes (Primeiro como tragédia, depois como farsa e Em defesa das causas perdidas) e apresentar conferência no Rio de Janeiro na próxima terça (24/05). Para mais informações, conheça a página oficial de sua visita ao Brasil. Para celebrar sua passagem pelo país, a Boitempo anunciou através de matéria do Prosa e Verso (jornal O Globo) o lançamento em versão eletrônica de seus dois primeiros títulos publicados pela editora: Bem-vindo ao deserto do Real! e Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917 (2005). Ambos os livros passarão a ser vendidos em ebooks com ilustrações inéditas e coloridas, a partir desta quinta-feira, 19/05.

Em seu Blog, Emir Sader discute as diversas características da discriminação no Brasil. Na coluna Opinião, Vladimir Safatle criticou as problemáticas diretrizes flexíveis aprovadas pelo Ministério da Educação em torno do Ensino Médio e o antissemitismo europeu contemporâneo.

Em seu Blog do Velho Mundo, Flávio Aguiar comentou a crise econômica da Grécia e o “acordo secreto” entre EUA e Paquistão que levou à ação contra Osama Bin Laden.

Leia mais um breve texto de Tariq Ali sobre as razões por trás do assassinato de Osama Bin Laden.

No Carta Maior, Enio Squeff também refletiu sobre o assassinato de Bin Laden, Boaventura de Sousa Santos discutiu a crise econômica em Portugal e Izaías Almada criticou as limitações ideológicas do primeiro beijo homossexual da televisão brasileira, na novela “Amor e Revolução” (SBT).

No Blog do Instituto Moreira Salles, Maria Rita Kehl tem trocado correspondências semanalmente com seu amigo poeta, Armando Freitas Filho. Leia entrevista da psicanalista à Revista Encontro.


Descubra mais sobre Blog da Boitempo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário