Boitempo indica – Semana de 05 a 11/04

Flávio Aguiar relaciona Oriente Médio, Alemanha e Brasil em “Alemanha: o Brasil é aqui”, no seu Blog do Velho Mundo.

Sobre as revoluções no Oriente Médio, recomendamos a leitura de “Libya is another case of selective vigilantism by the west”, de Tariq Ali (no Guardian, em inglês) e “Por que temer o espírito revolucionário árabe?”, de Slavoj Žižek (tradução pela Carta Capital).

Vladimir Safatle discutiu os rankings mundiais de universidades em “Ranking para quê?” na Coluna Opinião, da Folha de S. Paulo.

Emir Sader reflete sobre a decadência da imprensa em “A opinião pública, entre o velho e o novo” e os 47 anos do Golpe de 1964 em seu Blog.

Izaías Almada, autor da editora e colunista do Blog, tem encenação inédita de sua peça “Pai”, pela Cia.  Nuvem da Noite no 20º Festival de Teatro de Curitiba. Apresentações de 04 a 07 de abril. Leia entrevista de Almada para o Escrevinhador.

Maria Rita Kehl participará de sessão de autógrafos de “O tempo e o cão” (vencedor do Jabuti de Melhor Obra de Não-Ficção 2010) e apresentará palestra sobre a “família tentacular” na primeira edição do Biscoito Fino de 2011, organizado pelo Colégio Oswald de Andrade. Quinta-feira, 07/04, a partir das 20h, com venda de livros da Boitempo (com desconto) e exibição da palestra ao vivo pelo site do Colégio. (O perfil da Boitempo no twitter realiza sorteio de exemplar do livro até segunda, 11/04.)

O cineasta Silvio Tendler apresenta seu novo documentário, “Tancredo, a Travessia” no 16º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. Sessões em São Paulo dias 05 e 06, no Cine Livraria Cultura.

Costas Douzinas, professor de direito e diretor do Instituto de Ciências Humanas de Birkbeck, na Universidade de Londres, apresenta curso gratuito sobre “Revoluções e Direitos Humanos: educação, revoluções e seus direitos” no Sesc Pinheiros, de terça (05) a sexta (08). A iniciativa integra o Projeto Revoluções, que integra site, exposições, palestras, seminário, oficina e lançamento de livros. As aulas contarão com a participação de Alysson Mascaro (05), Olgária Mattos (06), José Sérgio Carvalho (07) e Paulo Teixeira (08).

A LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) anuncia a Virada Literária, parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, marcando a primeira participação da literatura na Virada Cultural (16 e 17/04). A iniciativa contará com Feira de Livros e leitura de obras por escritores (muitos deles, escritores e colunistas da Boitempo) e leitores. A LIBRE vem discutindo também a criação de um prêmio literário para pequenas editoras no Brasil.

A Boitempo entrou no mercado de livros digitais com a Coleção Marx e Engels (traduções de grande qualidade dos originais em alemão, com amplo material complementar), os primeiros e-books em português dos filósofos. Os primeiros nove títulos estão sendo vendidos com exclusividade pela Saraiva.

Para quem quer saber mais sobre livros digitais, e-Readers, tablets e o mercado de livros digitais, o Blog Tipos Digitais é uma boa leitura. É uma pena que venha contando com poucas atualizações.


Descubra mais sobre Blog da Boitempo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em Boitempo indica – Semana de 05 a 11/04

  1. Muito boa a maneira de divulgar notícias e eventos desse post.

    Curtir

  2. Avatar de Desconhecido Manoel Uchôa // 05/05/2011 às 2:14 pm // Responder

    A presença do prof. Costas Douzinas é um agenciamento importante, especialemtne para os que são da área jurídica. O professor possui obras significativas para a filosofia do direito. Assim, não apenas sua presença, mas há a necessidade de que a publicação de suas obras seja levado a sério pelas editoras brasileiras. Justice Miscarried, Critical Jurisprudence, Postmodern Jurisprudence, etc. Além dos seus interlocutores, Pierre Legendre, Peter Goodrich. Espero que a Boitempo nos dê esse presente.

    Curtir

Deixe um comentário