Candido Portinari e o Futebol Arte

Em uma série de três posts, o jornalista Sergio Pugliese, de o Globo, presenteou os leitores de seu blog  A pelada como ela é,  com histórias sobre a relação de Candido Portinari com o futebol e indicou o livro Portinari: o pintor do Brasil da coleção Pauliceia, da Boitempo. Nesta obra, Marilia Balbi revela detalhes emocionantes e surpreendentes da vida do maior expoente da pintura modernista brasileira.

A colaboração para os posts veio do filho do pintor, João Portinari, organizador do Projeto Portinari, que reúne um fantástico acervo de 30 mil documentos, fotos e outros registros históricos relacionados às quase 5 mil obras catalogadas do pintor. Entre as raridades, Pugliese destacou uma foto rara de Candido Portinari (o terceiro sentado, da esquerda para a direita) no time de pelada da Escola de Belas Artes, no início dos anos 20, publicada na coluna Futebol Arte de 05/02.

 

Abaixo, a reprodução de um trecho do post introdutório. A série pode ser lida na íntegra aqui, aqui e aqui.

“Mesmo com uma perna bem menor do que a outra, o menino Candido se aventurava nos campos de várzea de sua cidade, no interior de São Paulo. Era impossível não tentar. Colado à sua casa havia um campinho e bastava abrir a porta da cozinha para ele quase bater a cabeça numa das balizas. Apesar disso, seus pés descalços nunca criaram jogadas brilhantes. Então, resolveu investir nas mãos. Não virou goleiro como alguns podem imaginar. Fora das quatro linhas, sentado num banquinho, deu seus dribles mais desconcertantes e, tal qual um reserva resignado, criou parte de sua obra prima. Como observador, coloriu os campos a seu modo, vestiu o time preferido com as cores mais vivas da aquarela e, de pincelada em pincelada, conquistou o mundo. O menino ruim de bola cresceu e virou Candido Portinari, maior expoente da pintura modernista brasileira. Em sua monumental história, contabilizou 5 mil obras e nunca esqueceu de retratar os campos de várzea, uma espécie de amor não correspondido.”


Descubra mais sobre Blog da Boitempo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário