Nova série com Ricardo Antunes na TV Boitempo!

Sociólogo conduz leitura comentada de sua obra "O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital" no canal da Boitempo no YouTube.

A TV Boitempo ultrapassou este ano o marco de 100 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de editora brasileira no YouTube! Pra fechar o ano, inauguramos hoje um novo webcurso conduzido pelo sociólogo do trabalho Ricardo Antunes. Intitulada “O privilégio da servidão”, trata-se de uma leitura comentada de seu livro mais recente sobre o novo proletariado de serviços na era digital. Ao todo serão quatro aulas dedicadas a atravessarem, capítulo a capítulo, a leitura dessa densa e explosiva obra sobre o mundo do trabalho hoje: desde a nova morfologia do trabalho no capitalismo contemporâneo, passando pela crise dos sindicatos e das formas de mobilização dos trabalhadores, pelo diagnóstico afiado do cenário político contemporâneo marcado por um violento processo de contrarrevoluções, até chegar nos desafios para uma renovada práxis política socialista emancipatória.

A série

Gratuito e aberto ao público em geral, o curso ocorre na TV Boitempo, canal da Boitempo no YouTube que publica vídeos com periodicidade semanal. A primeira aula, que apresenta o sentido geral do livro, introduzindo as principais questões enfrentadas pela obra, já está no ar e pode ser conferida logo abaixo. Inscreva-se aqui para receber os próximos vídeos em primeira mão.

O livro

Publicado em 2018, o livro O privilégio da servidão, de Ricardo Antunes, apresenta um retrato detalhado da classe trabalhadora hoje, em suas principais tendências. O estudo apresenta uma análise detalhada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, desde a redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff, e seu eixo está em compreender a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, on-line e intermitente. Antunes demonstra como estão se manifestando essas tendências tanto nos países da Europa quanto no Brasil, apresentando elementos presentes na nova morfologia do trabalho. Os adoecimentos, padecimentos, precarizações, terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção.

TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Ruy Braga há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Atualmente, há três outras séries em curso na TV Boitempo: “Feminismo e democracia“, conduzida pela cientista política Flávia Biroli, “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e “Diálogos Marx“, que discute a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: