Emicida: Mensagem aos democratas do Brasil

Esta eleição, por incrível que pareça, tem o ódio como modus operandi, mas vai ser definida pelo amor. O amor nos faz lutar como feras e, por medo de ver ferimentos em quem amamos, tomamos medidas desesperadas. Converse. Respeite. Busque ver pelos olhos alheios.

Por Emicida.

Aos progressistas/democratas que, assim como eu, têm preocupação com o destino da maioria do país. Visão memo, no limite da humildade, idéia de progresso, sai na rua e vai falar com as pessoas. Menos vaidade acadêmica e hashtag da moda e mais empatia real com o desespero alheio.

A vitória de Trump nos EUA, era anunciada semanas antes, justamente porque seus antagonistas ficaram confortáveis em suas bolhas analisando a população como objeto de pesquisa e não como seres humanos com medos reais e esperanças ameaçadas, por um tempo bastante dicicil. Existe uma pseudo-militância progressista bastante vaidosa e barulhenta, que tem uma visão problemática, burguesa, distante e bem perigosa a respeito de quem não frequenta os mesmos ambientes que eles, em geral ambientes acadêmicos.

Por isso, digo no limite da humildade, saiam na rua e conversem com as pessoas com respeito e empatia real, não como senhores da verdade, não fiquem tentando enfiar pautas complexas até pra nóiz, goela abaixo das tiazinhas de setenta anos que só querem que funkeiros abaixem o volume… Fala-se muito sobre masculinidade tóxica aqui (virei papo cabeça já rs), essa masculinidade é tida como sinônimo de força, homens, mulheres (e gays também) a incorporam para defender suas famílias. Isso se torna um valor e pra muitos nas beiradas da cidade, é tudo o que se tem…

Quando essa vaidade de vocês desconsidera ou minimiza a frustração e o medo do cidadão pobre, cansado de tudo (cansaço fisico, psicológico e emocional real) – cansado entre outras coisas de tomar enquadro e também de ter seu celular de 400 golpes roubado por um moleque que devia tá na escola. Esse irmão e essa irmã se sentem castrados, querem ter de volta sua força roubada. Não temos uma tradição respeitável de diálogo, não há um período violento nesse país que tenha feito um processo sério de conciliação. O natural daqui é ver no autoritarismo uma solução prática.

É um risco, reconhecido por muitos, mas uma guinada desesperada por uma mudança necessária. Talvez esse o único ponto pacifico de 2018: as coisas precisam mudar. A discordância nasce das sugestões de por qual caminho. As pessoas pobres/pretas sabem dos perigos do discurso, sabem do quão é arriscado dar carta branca pras polícias matarem mais, mas elas têm preferido arriscar nessa loteria ao contrário, onde o sorteado se fode. Porque a probabilidade de punir real o bandido lhe parece maior. Junta isso com as conciliações/reparações sérias não feitas que falei antes (escravidão/genocídio indígena/ditadura militar etc), um judiciário de imparcialidade questionável, uma mídia hegemônica irresponsável que rifa o destino do país junto ao que há de pior na política. E temos o que temos hoje. Uma eleição que está no segundo turno onde fala-se mais de Venezuela e Cuba, do que do Brasil. Tudo precisa ser ultra contextualizado mas o tempo é de descontextualização. Fica difícil saber em quem confiar, até pra nóiz que estudamos história direito rs

Digo isso porque estava há uns dias com um parça da brasilândia que ja apanhou da PM de graça, mas que disse que ia de 17. Tivemos uma conversa da hora, ele falou os pontos dele eu disse os meus (ganhei dele porque sou MC de batalha) e vi que ele estava apenas desesperado. Tem muita gente assim. Eu rodo esse país, vejo muito isso. E isso é legítimo. Por isso peço: ultrapassem as hashtags da moda (“fascista”, “racista”, “homofóbico”) e conversem respeitosamente (onde houver possibilidade de diálogo) com nossos irmãos e irmãs.

Tem abutre de toda sorte querendo ver o circo pegar fogo, pessoas que merecem essas hashtags ali de cima. Acho que Bolsonaro tem realmente esses valores questionáveis, mas não caiam na generalização simplista de achar que a favela toda virou fã de Hitler. Tem mais camadas aí. É um tempo difícil. Não há solidez em quase nada para podermos firmar algo. Tem muita gente se sentindo sem chão e tentando se agarrar a qualquer coisa que lhe pareça ter alguma solidez. Se pra nóiz que vive confortavelmente tá estranho, imagina pra quem tá na beirada da cidade. Se até a gente que compreende a importância do partido dos trabalhadores no país, têm duras criticas a ele, imagine as pessoas que estão sendo fuziladas com informações falsas 24 horas por dia.

Transcendam o digital. Esta eleição, por incrível que pareça, tem o ódio como modus operandi, mas vai ser definida pelo amor. O amor nos faz lutar como feras e, por medo de ver ferimentos em quem amamos, tomamos medidas desesperadas. Converse. Respeite. Busque ver pelos olhos alheios. Falei pra caraio. Eu só queria dizer que o Brasil é mais complexo do que ambos os extremos do campo politico conseguem perceber. Eu vou de Haddad 13, por que não há um futuro positivo que não comece por uma escola. O momento é de educação. Obrigado pela atenção de sempre rapa!

PS: Emicida em janeiro: que se foda a política, essas porra tudo se corrompeu, tem que explodir tudo, dá licença, num devo num temo que já era, sem reforma num falo mais um “a”… Emicida em outubro: thread de 8 quilômetros! Desculpem. Rsrsrs

* Reflexão publicada originalmente no Twitter de Emicida em 20 de outubro de 2018 em formato de “thread”. Leia o original clicando aqui.

18 comentários em Emicida: Mensagem aos democratas do Brasil

  1. Eurico santos // 20/10/2018 às 7:11 pm // Responder

    Eu realmente não sei que planeta ele esta temos em media 65mil homicídio por ano no pais de Alice onde se mata por smartphone pelo dinheiro só lanche cara eu só pobre e saio todo dia para trabalhar sei da minha limitação social mais compara quem botar uma arma na mão e brinca de Deus com vidas de pessoas e por justificativa e pobreza isso e covardia o povo clama por liberdade que foi tirado de nós a muito tempo onde a policia foi criminalizada e o trafico tomou o lugar 30 anos e nada mudou fica difícil que alguém se considere mais intelectual que todos apoiar um governo que parabenizar um ditadura como exemplo a ser seguido não dar mais para ser manipulado vocês formadores de opinião que tem um modelo de pais perfeito parabéns esse pais e só seu!!! A realidade e totalmente diferente

    Curtir

    • Pois é , uma moça de Paraiba do Sul, interior do RJ,além de assaltada por causa do celular, a vítima da sociedade deu um tiro, no rosto dela, acertando o olho dela. Está em estado grave. Num hospital. Mas não vi nenhum manifesto de ninguém. Detalhe as vítimas da sociedade fugiram em uma moto.

      Curtir

  2. Gente eu não acredito….tu é outro bosta…que gosta de passar na mesma viela que todos nos passamos e tiraram e roubaram nossa dignidade, emprego, possibilidade de um país melhor pro nossos filhos…você vai passar novamente??
    Voce vem com essa conversinha de vagabundo.. cuja música é disseminada para aqueles miserável e analfabetos e desempregados que a cúpula do seu candidato acabou de foder….e onde você vende essa bosta de CD..

    Curtir

  3. Somente um doente mental pode desejar que a história desastrosa a que estamos vivendo se repita
    Muita alucinação
    O mínimo de lucidez e bom senso é apostar no desconhecido à certeza da persistência da bandidagem política petista que assolou país

    Curtir

  4. Eliane Silva // 20/10/2018 às 8:03 pm // Responder

    Obrigada à Boitempo pelos textos maravilhosos, os debates, os esclarecimentos, os lenitivos em momento tão exasperado, doloroso, mas anunciado, como o que estamos vivenciando na “pátria amada”. Agradeço ao jovem Emicida, de cabeça boa e esclarecida, nos trazendo sua mensagem positiva. Os pensamentos devem ser plurais.

    A excelente Palestra de Vladimir Safatle, imbatível, memorável, nos faz retornar dos velhos tempos que precisam ser atualizados! De fato, “somos a última barreira ao fascismo!”

    Curtido por 2 pessoas

  5. Sou pelo Brasil, pelos filhos do Brasil. // 20/10/2018 às 8:03 pm // Responder

    Pt 13 anos no poder e estão dizendo que agora é a hora de mudar o país, mudar o país que quem? De temer? Mas ele era o vice da ex presidente PT! Dizem que tentam fazer com que nós, pobres, possamos deixar de morrer de fome, deixar de ser fuzilados por assaltantes simplesmente por quererem nosso celular, mas, não é o que acontece quando é inocentado o assassino e esquecido o pai de 6 filhos, trabalhador, morto. Choram o tombo de um assaltante com um fuzil que estava atirando contra pessoas inocentes, simplesmente para se parecer bondosos com todos? PT Nos deu migalhas somente para nos atrair do mesmo modo que galinhas são atraídas pelo milho, logo são decapitadas para que se possa comer a carne, e assim fizeram com nós, nos atraindo e nos encaminhando ao matadouro da corrupção, comendo nossa carne e bebendo nosso sangue, deixando cada um de nós a deriva. Eles impõem que negros são incapazes, que travestis e gays são excluídos, o próprio PT quem levou a população brasileira a guerrear entre nós mesmos, enquanto eles, ah, eles não estão se importando com pais, mães, filhos, irmãos, gays, negros, gordos, um irmão que furtou para comer, um irmão preso injustamente, não, o PT não se importa com a gente.

    Curtir

  6. Quem é Emicida e pq ele acha que a opinião dele vale de alguma coisa?

    Curtir

  7. Excelente reflexão. Por mais gente lúcida assim no mundo!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Mais um p conta dos anti direita né. Ninguém está enfiando goela abaixo parceiro, isso o atual partido fez direitinho. E pega a visão, o Brasil acordou , parça! Ninguém que pagar de burrão e toma um coro de mais 4 anos. O Lula é gente boa e legal, mas ter emprego e feijão no prato é bem melhor. Tô ligado que os maluco tão com a argola de couro na mão pq vaibter neguinho perdendo todo o esquema da lei Rouanet… Isso é verdade! Mas p nóis isso é bom, sabe pq? Sobra p saúde, transporte e educação! Se liga aí, pq nóis daqui já está no 330V!!! E já é!!!

    Curtir

  9. Republicou isso em luveredase comentado:
    “Transcendam o digital. Esta eleição, por incrível que pareça, tem o ódio como modus operandi, mas vai ser definida pelo amor. O amor nos faz lutar como feras e, por medo de ver ferimentos em quem amamos, tomamos medidas desesperadas. Converse. Respeite. Busque ver pelos olhos alheios. Falei pra caraio. Eu só queria dizer que o Brasil é mais complexo do que ambos os extremos do campo politico conseguem perceber. Eu vou de Haddad 13, por que não há um futuro positivo que não comece por uma escola. O momento é de educação. Obrigado pela atenção de sempre rapa!”

    Curtir

  10. Boitempo, filtre as mensagens de ódio de quem não entendeu o recado de Emicida, há quem nem o conheça e se mete a opinar. Mais respeito e amor, por favor. A corrupção não é exclusividade do PT e o dito candidato disseminador de ódio não representa em nada mudança real para este país. Pesquisem, reflitam. Há outros motivos em jogo e todos estamos no mesmo barco. Uma hora, quem sabe, cai a ficha. Por hora, boa noite, boa sorte.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Lei Rouanet fala mais alto sempre , mito 17 , abraços respeitosos …

    Curtir

  12. Gente ele fala isso pq ele e outros artistas não querem perder a bocada da lei Rouanet , Abrão os olhos , esse bando de artistas q fazem campanha para o PT e tudo por dinheiro , PT nunca mais, minha bandeira jamais será vermelha …🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    Curtir

  13. Tem por aí uns profissionais da difamação, esquema da direita profissionalizada, jogando seu veneno até por aqui. Boitempo, é bom botar moderação, os hitleristas não tem freio e, se puderem, eliminam.

    Curtir

  14. Hugo Pequeno Monteiro // 24/10/2018 às 1:18 pm // Responder

    Prezados Senhores,

    O meu comentário não é dirigido ao texto que acabei de ler. O texto é muito pertinente e certamente nos dá ( a nós académicos) uma orientação de como chegarmos ao povo humilde trabalhador, maioria absoluta da população brasileira.
    Entretanto, quero aqui solicitar enfaticamente que o blog utilize filtros potentes e não publique em hipótese algumas mensagens como as destes tais Luizinho, Benazzi e Marco.
    Em outro blog publicado pelo Professor Christian Dunker, indivíduos desqualificados como estes acima citados também encheram a página de comentários de imbecilidades e palavras de ódio.
    POR FAVOR TOME PROVIDÊNCIAS URGENTES!!
    NÃO PODEMOS TER UM MATERIAL TÃO IMPORTANTE COMO ESTE DIVULGADO ATRAVÉS DO BLOG DA EDITORA, SERVINDO DE ALVO PARA ATAQUES DE FASCISTÓIDES A SERVIÇO DO QUE HÁ DE PIOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

    Aguardo uma resposta.

    Hugo P. Monteiro
    Professor Titular
    Departamento de Bioquímica – Centro de Terapia Celular e Molecular
    Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo

    Curtir

Deixe um comentário