Boitempo realiza edição especial do Curso Livre Marx-Engels!

Quinta edição do curso é dedicada integralmente à obra magna de Karl Marx, O capital: crítica da economia política

O Curso Livre Marx-Engels está de volta!

Em comemoração aos 150 anos d’O capital, a Boitempo realiza em São Paulo, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a quinta edição do Curso Livre Marx-Engels, dessa vez dedicada inteiramente à obra máxima do barbudo, nos dias 6, 7, 8 e 14 de junho. A iniciativa dá continuidade a uma tradição de cursos livres organizados pela Boitempo desde 2008, ano da primeira edição de seu prestigiado Curso Livre Marx-Engels, também em parceria com a PUC-SP. Preparamos para breve uma edição semelhante do curso a ser realizada no Rio de Janeiro… Acompanhe nossas redes sociais!

Organizado pelo professor Marcelo Carcanholo, o curso – que também marca o lançamento do augardado Livro III de O capital, de Marx, e do livro Nós que amávamos tanto O capital: leituras de Marx no Brasil, escrito por Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti, Emir Sader e João Quartim de Moraes –  será composto por quatro aulas gratuitas, com inscrição prévia (mais informações abaixo), apresentadas por alguns dos maiores marxistas brasileiros. Eleutério Prado discutirá a “Estrutura da obra e método”, ressaltando os diversos significados da crítica da economia política, a sociedade regida pelo capital como objeto desde o início d o livro e a articulação dialética dos subtítulos dos três volumes de O capital. Na aula “Teoria do valor”, Leda Paulani abordará a forma mediada (pelo valor) como as relações sociais se efetivam no capitalismo e o s três níveis de abstração com que Marx apresenta a teoria do valor (valor, preço de produção e preço de mercado). Carcanholo apresentará a aula “Capital e fetichismo” tratando do caráter histórico do e no capitalismo, e as diferentes formas de inserção social dentro do mesmo, que constituem as distintas classes sociais. Para concluir o curso, na aula “Leis tendenciais” Jorge Grespan discutirá o caráter tendencial de todas as leis gerais de funcionamento do capitalismo, a partir da lei do valor. Do capital como valor que se valoriza (produção de mais-valor) à substantivação das formas do capital (capital de comércio, capital a juros, capital fictício

As aulas dos dias 6, 7 e 8 de junho ocuparão o Tucarena e integram a programação do III Salão do Livro Político. A aula de encerramento que acontecerá no dia 14 de junho no auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239). Os dois auditórios estão localizados na PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 e 1024, Perdizes, São Paulo/SP).

Como participar?

O V Curso Livre Marx-Engels: O capital é gratuito e aberto ao público em geral. Os interessados em participar deverão realizar a pré-inscrição, que começa no dia 26 de maio e vai até o dia 1º de junho. As vagas são limitadas e estão sujeitas à capacidade de lotação dos auditórios.

Interessados devem enviar um e-mail para cursomarxengels @ gmail . com com nome completo, formação e telefone. E-mails enviados sem as informações completas não serão aceitos. Cada interessado poderá realizar apenas uma (1) pré-inscrição, pessoal e intransferível.

Os pré-inscritos receberão confirmação por e-mail e deverão comparecer ao local do curso até meia hora (30 minutos) antes do horário de início de cada aula para garantir sua vaga. Após esse prazo, a entrada será liberada para o público presente por ordem de chegada.

Confira a página do evento no Facebook clicando aqui e convide seus amigos!

Programação das aulas

Estrutura da obra e método
Aula com Eleutério Prado
6/6 | terça-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Teoria do valor
Aula com Leda Paulani
7/6 | quarta-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre,1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Capital e fetichismo: historicidade, classes sociais e luta de classes
Aula com Marcelo Carcanholo
8/6 | quinta-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Leis tendenciais: capital, acumulação e crise
Aula com Jorge Grespan
14/6 | quarta-feira | das 19h30 às 22h30
Auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239) | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

V Curso Livre Marx-Engels: O capital

Organização: Boitempo, III Salão do Livro Político e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Apoio: APROPUC (Associação dos Professores da PUC-SP), CENEDIC (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – FFLCH/USP), Revista Margem Esquerda, NEHTIPO (Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP), NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais da PUC-SP), NEPEVDH (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Violência, Ética e Direitos Humanos) e LeMarx (Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas).

III Salão do Livro Político

O Salão do Livro Político, organizado por um grupo de editoras independentes, chega à sua terceira edição! Como nos anos anteriores, a programação extensa perpassa os temas sociais e políticos mais candentes da atualidade. Da gravidade da atual crise política brasileira aos ciclos de poder na América Latina. Da resistência indígena à revolução em curso das mulheres e à questão dos refugiados. Da pertinência de falar sobre Marx e o marxismo hoje à discussão dos 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil. Da proposta de privatização de bibliotecas às perspectivas do mercado editorial. Tudo intercalado com uma diversificada programação cultural.

Entre os convidados já confirmados estão intelectuais como Boaventura de Sousa Santos, Maria Rita Kehl, Michael HeinrichJoão Quartim de Moraes, José Arthur Giannotti, Luiz Bernardo PericásOsvaldo Coggiola, Amelinha Teles, Antonio Carlos Mazzeo, Martín Hernandez, entre outros…

Confira a programação completa aqui.

O objetivo do evento é dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar vendas e leitura desses livros, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total dos publicados no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (sociologia, filosofia e economia). A ideia é ainda fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.

Esta terceira edição do Salão envolve cerca de 30 editoras, oito mais do que em 2015, e deve atrair cerca de 2,4 mil mais visitantes. Os livros serão oferecidos com descontos de 20% a 50%.

Organizam esta edição as seguintes editoras: Editora 34, Boitempo Editorial, Alameda Editorial, Autonomia Literária, Editora Anita Garibaldi,Editora Sundermann e Educ. Além das editoras, também participam do evento fundações e institutos de partidos políticos e as revistas Carta Capital, Critica Marxista, Margem Esquerda, Princípios e Marxismo Vivo.

13 comentários em Boitempo realiza edição especial do Curso Livre Marx-Engels!

  1. Pablo Edgardo Martínez Sameck. Sociólogo, Master en Ciencias Sociales con especialidad en Ciencia Política y doctorando en Ciencias Sociales

    Curtir

  2. Rachel Guimarães Vieira Pitthan // 26/05/2017 às 3:38 pm // Responder

    Quais serão as possíveis datas para o RJ?

    Curtir

  3. Ana Paula Salvador Werri // 26/05/2017 às 4:03 pm // Responder

    Vocês irão gravar o curso. Será transmitido pela internet?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Antonio Tadeu Meneses // 26/05/2017 às 4:21 pm // Responder

    O curso será realizado em Curitiba?
    Nesta crise política que o Brasil está passando a difusão deste conhecimento seria muito oportuno.
    Para atingir um público muito maior não seria possível de alguma usar a internet?

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bruno Ottoni // 26/05/2017 às 6:08 pm // Responder

    Compartilho a mesma pergunta da Sra. Ana Paula. O curso será gravado e/ou transmitido pela internet? Seria uma excelente oportunidade para aqueles que não podem estar fisicamente terem acesso ao seu conteúdo.

    Um link no youtube, quem sabe…

    Curtido por 1 pessoa

  6. RITA DE CASSIA DA CRUZ SILVA // 26/05/2017 às 6:40 pm // Responder

    Meus caros, O capitalismo me obriga a trabalhar nestes horários. Por favor, disponibilizem o conteúdo pela internet para o proletariado.

    Curtir

  7. Podemos esperar o conteúdo disponibilizado no Youtube assim como as edições anteriores do Curso, Boitempo?

    Obrigado!

    Curtir

  8. O curso vai ser socializado no youtube?

    Curtir

  9. Felipe Macedo // 27/05/2017 às 2:04 am // Responder

    É possível acompanhar de alguma forma on-line?

    Curtir

  10. Ângela Pereira da Silva Oliveira // 30/05/2017 às 12:18 am // Responder

    Prezados, haveria uma forma de esse curso acontecer via vídeo-conferência?Dessa forma, pessoas do Brasil todo poderiam acompanhar este evento maravilhoso. Att.

    Ângela Pereira

    Curtir

  11. Werton da Costa // 01/06/2017 às 10:57 am // Responder

    Bom dia!
    Pfv, tragam esses debates e palestras para a Universidade Metodista de São Bernardo do Campo!
    Seria possível?

    Curtir

Deixe um comentário