Os 10 melhores vídeos da TV Boitempo!

Canal da Boitempo no YouTube ultrapassa 30mil inscritos!

tv-boitempo-destaques

Com mais de 2 milhões de visualizações, a TV Boitempo acaba de ultrapassar o número de 30 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de editora brasileira no YouTube! Aproveitamos este marco para agradecer todos aqueles que acompanham e contribuem com esse espaço que busca estender a reflexão e o debate suscitado pelos nossos livros e autores, para além das nossas publicações.

<< Inscreva-se no canal clicando aqui >>

Neste post, selecionamos 10 vídeos que tiveram bastante repercussão e que de alguma forma expressam a variedade do conteúdo produzido semanalmente em nosso canal, que inclui desde gravações integrais de semináriosdebates e palestras promovidas pela editora, passando por cursos completos com nossos autores e colaboradores, reflexões pontuais em forma de “drops” tanto sobre assuntos atuais quanto sobre temas-chave na tradição crítica, até “booktrailers” e conteúdo sobre nossos livros (além de selecionarmos entrevistas de destaque com nossos autores na imprensa). Seja bem-vindo!

A TV Boitempo atualmente tem um total de 550 vídeos, então  certamente muita coisa boa ficou de fora nesta seleção. Por isso, não deixe de visitar o canal para nos responder: que vídeo acha que faltou ser incluído aqui? E que tipo de conteúdo gostaria de ver publicado na TV Boitempo em 2017? Registre sua sugestão ao final deste post!

1. O que é racismo estrutural?
Comentário de Silvio Luiz de Almeida

O filósofo do direito e presidente do Instituto Luiz Gama Silvio Almeida, autor de Sartre: direito e política destrincha didaticamente o conceito de racismo estrutural. O depoimento foi colhido quando Silvio Almeida preparava o dossiê de capa sobre “Marxismo e a questão racial” da nova edição da revista da Boitempo, a Margem Esquerda.

 

2. O impeachment de 1992 e o golpe de 2016.
Debate com Alysson Mascaro, Carina Vitral, Ciro Gomes e Marcio Pochmann

O vídeo mais visto do ano foi a mesa de abertura do II Salão do Livro Político, organizado pela Boitempo, que teve como tema a crise política atual. Com participação de mais de 80 convidados especiais e mais de vinte casas editoriais, todos os debates do Salão estão disponíveis na TV Boitempo.

 

3. Relações interaciais e a solidão da mulher negra.
Por Djamila Ribeiro

O vídeo mais comentado da série que gravamos com a filósofa política Djamila Ribeiro é este que trata da polêmicae delicada questão das relações interraciais da perspectiva do feminismo negro. Para ela, só é possível compreender esta questão de maneira adequada a partir de uma diferenciação clara entre preconceito e racismo, com o reconhecimento da dimensão estrutural e institucional deste último.

 

4. Ideologia e política no último Lukács
Aula Magna com José Paulo Netto e Ronaldo Vielmi Fortes

Esta aula magna ministrada pelos coordenadores da Biblioteca Lukács da Boitempo, José Paulo Netto e Ronaldo Vielmi Fortes, foi o vídeo mais visto do I Curso Livre György Lukács. O curso é composto de 10 aulas abertas, todas disponíveis integralmente na TV Boitempo, apresentadas por alguns dos maiores estudiosos da obra lukácsiana no Brasil.

 

5. Alfabetização urbana: “Cidade é luta de classes!”
Comentário de Ermínia Maricato

Nesta verdadeira aula de clareza e lucidez política e intelectual, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato revela didaticamente as ligações entre urbanização e luta de classes e explica por que é urgente combatermos o “analfabetismo urbanístico” hoje.

 

6. O Manifesto Comunsta, de Marx e Engels
Aula magna de Chico de Oliveira

Nesta aula histórica registrada pela TV Boitempo, nosso “mestre da dialética” Chico de Oliveira apresenta a importância Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Trata-se da conferência de encerramento do primeiro Curso Livre Marx-Engels organizado pela Boitempo, que, por meio de aulas de Emir Sader, Antonio Rago, Ruy Braga, Alysson Mascaro, Maria Lygia Quartim de Moraes e Ricardo Antunes, fez um panorama aprofundado de algumas das principais obras do cânone marxista. Todas as aulas podem ser assistidas na TV Boitempo, que contém ainda vídeos de outros três cursos completos sobre Marx e Engels.

 

7. Como pensar a classe trabalhadora hoje?
Reflexão de David Harvey

Em vídeo legendado, David Harvey faz uma reflexão luminosa sobre como pensar e organizar a classe trabalhadora na contemporaneidade. Diferente de sua forma clássica, industrial, a classe trabalhadora hoje está fragmentada e dispersa pelo cenário urbano. Neste contexto, o geógrafo marxista sublinha a importância de pensar as estratégias territoriais para a luta de classes – um terreno da vida cotidiana mais explorado pela tradição anarquista do que pela tradição marxista. Assim, parafraseando o velho anarquista Murray Bookchin, Harvey insiste que o futuro da esquerda depende fundamentalmente de nossa capacidade de unir o melhor do anarquismo com o melhor do marxismo. Vídeo obrigatório para pensar a agitação nas cidades hoje! O vídeo é um trecho da mesa de encerramento do Seminário Internacional Cidades Rebeldes, ogranizado pela Boitempo. Todos os vídeos do Seminário, que contou com a presença de pensadores como Domenico Losurdo, Moishe Postone, Raquel Rolnik, Guilherme Boulos, Maria Rita Kehl, Jean Wyllys, Ermínia Maricato, Vladimir Safatle, Jorge Grespan, Ruy Braga, Guaracy Mingardi, André Singer, Ferrez, Paulo Lins, Virgínia Fontes, Guilherme Wisnik, Fernando Haddad, Silvio Almeida, entre tantos outros, podem ser vistas na TV Boitempo!

 

8. Liberdade e a sociedade da vigilância
Mensagem de Julian Assange aos leitores da Boitempo

Quando a lançamos Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet, primeiro livro do ativista e fundador do WikiLeaks Julian Assange, ele gravou uma mensagem especial aos leitores da Boitempo, falando sobre a urgência das questões que a publicação colocava. O livro, que antecipava muito do que viria a ser revelado sobre as práticas de espionagem e vigilância global com os vazamentos de Edward Snowden, faz uma análise a quente sobre os novos contornos da tecnologia, do mundo virtual e da sociedade em rede que esboça novas diretrizes para uma filosofia política contemporânea. Desde então, a Boitempo publicou dele também o instigante Quando o Google encontrou o WikiLeaks.

 

9. O homem que amava os cachorros, de Leonardo Padura
Booktrailer do premiado thriller histórico sobre o assassinato de Trotski

Além de conferências, cursos e reflexões de nossos autores, a TV Boitempo também produz, esporadicamente, Booktrailers sobre alguns de nossos livros. Este, feito por ocasião do lançamento do aclamado O homem que amava os cachorros, do escritor cubano Leonardo Padura é um dos prediletos da equipe da Boitempo.

 

10. Sociologia marxista da religião
Curso completo com Michael Löwy

Pra finalizar, curso completo ministrado pelo sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy sobre sociologia marxista da religião. Ao todo, são 7 aulas completas apresentando a contribuição de alguns dos maiores nomes da tradição marxista (com ênfase aos “marxistas heterodoxos”) na compreensão do fenômeno religioso: Marx, Engels, Benjamin, Bloch, Gramsci, E.P.Thompson e Hobsbawm. Para além da fórmula da religião como “ópio do povo”, o sociólogo franco-brasileiro fornece elementos para compreendermos a dialética entre os elementos emancipatórios e os opressivos das religiões.


Mural dos “haters”

Aproveitamos para fazer uma seleção de alguns dos comentários “prediletos” que recebemos nos últimos tempos! ❤ #sqn

mural-dos-haters

5 comentários em Os 10 melhores vídeos da TV Boitempo!

  1. Tem que ter bom humor né blog da boitempo.

    Curtir

  2. Nelvio Santos // 08/12/2016 às 12:34 am // Responder

    Mnmkjgfd

    Curtir

  3. Mari Santos // 09/12/2016 às 1:02 am // Responder

    VIda longa à Editora Boitempo.Parabens.Qto às “pérolas ” acima,os cães ladram e a caravana passa.

    Curtir

  4. Pedro Silva // 09/12/2016 às 3:44 am // Responder

    Mil Parabéns pelo todo o vosso trabalho na consciencialização e pela divulgação do todo o ideal filosófico do maior pensador que a humanidade já testemunhou, Karl Marx, através dos seus melhores “porta -vozes” ! Sou português e só queria pedir um simples favor à equipa da Boitempo : enviem os meus mais respeitosos cumprimentos , ao meu fã nº 1, que trabalha para voces, o Senhor José Paulo Netto ! Adoro ouvir esse enorme intelectual de Esquerda , a comunicar! Já li todos os seus livros e prefácios, já vi todas as suas palestras, vídeo aula, entrevistas, etc ! Quem dera a Portugal, ter assim um porta voz tão assertivo, sarcástico e de uma elevação intelectual única! Mil parabéns a esse Senhor José Paulo Netto ! Obrigado por partilhar o seu conhecimento! Pedro Silva, Portugal

    Curtir

  5. Parabéns, otimo blog!! acompanho sempre!

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Os 10 melhores vídeos da TV Boitempo! — Blog da Boitempo | O LADO ESCURO DA LUA
  2. Os 10 melhores vídeos da TV Boitempo! – Blog da Boitempo | METAMORFASE
  3. Um balanço do ano que passou e as novidades para 2017! – Blog da Boitempo

Deixe um comentário