Enquanto isto, na Temerlândia…

temerlandia

 

Por Flávio Aguiar, de Berlim.

Eu, Temerlão I, no uso de minhas atribuições usurpacionais, decreto provisoriamente o seguinte, ad sæcula sæaculorum:

Para aprimorar a agenda social de nossa amada Temerlândia, ficam instituídos os seguintes programas, que suspendem todos os demais anteriores:

  1. O Bolsa Elite. Como se sabe, dinheiro para pobre é gasto, dinheiro para rico é investimento. Todos as famílias que pertençam ao 1% mais rico da nação receberão um auxílio-investimento no valor anual de 1% de sua riqueza para ajuda-los a gerir seu capital em prol de criar mais riqueza ainda. A bolsa será dada sempre através dos membros machos destas famílias.
  2. O Mais Pobres. O corte dos outros programas anteriores visa incrementar em número, grau e qualidade a pobreza no país. Como se sabe, nosso programa educacional já em curso, Bíblia para todos, precisa  mais e mais de adeptos fervorosos. Assim os cada vez mais pobres poderão rezar mais e efusivamente para garantir uma melhoria. Na outra vida, é claro.
  3. O Menos Médicos e Mais Doenças. Os grandes economistas da amada Temerlândia, reunidos no Instituto Malignum, garantem que ter muita gente com saúde é mau para o país, pois faz o PIB cair. Ao contrário, o incremento do número de doenças, doentes, epidemias, pandemias, desnutriçãoe outras bem-vindas mazelas faz o PIB aumentar, pelos gastos e desgastes que provoca.
  4. O Minha Miséria, Minha Vida. Viver ao ar livre é ótimo. Assim, cortando investimentos habitacionais, propiciaremos o aumento dos sem teto em nossa querida Temerlândia, que, ao ar livre, além de gozarem da natureza, poderão ficar doentes, incrementando também, em efeito cascata, o Menos Médicos e Mais Doenças.
  5. O Trevas para Todos. Os melhores oftalmologistas, psicólogos e filósofos do Instituto Malignum garantem que viver na escuridão estimula o pensamento e aguça a reflexão introjetada ao invés da intrometida. Assim suprimiremos o fornecimento de energia elétrica para pelo menos 15% das famílias que fizerem parte do incremento promovido pelo Mais Pobres. Os mais atingidos pelo Trevas para Todos poderão ficar deprimidos, incrementando assim o Menos Médicos e Mais Doenças e o Minha Miséria, Minha Vida.

Como se vê, a sinergia e a integração entre nossos programas são totais.

Mas tem mais.

Todas as mulheres da nossa Temerlândia deverão fazer obrigatoriamente os cursos de Prendas Domésticas I, II, até Cem. Ao final receberão o devido diploma, e as que se mostrarem mais ineptas para o trabalho fora de casa receberão a comenda “Do Lar”, a ser entregue no Palácio Cegonha, ao lado do Jaburu.

Daqui por diante, todos os diplomatas brasileiros deverão fazer os seguintes cursos:

Teoria Positiva da Dependência, Teoria da Dependência Positiva, Teoria da Dependência Impositiva, Teoria da Dependência Obrigatória, Teoria da Dependência Compulsória, Teoria da Dependência Compulsiva. Os cursos ficarão ao encargo do nosso querido mestre, o Barão de Hygyenópolys, auxiliado pelos professores do Instituto Malignum. Formação adicional obrigatória em “O Petróleo é Deles”.

Todos os que quiserem se tornar políticos, deverão fazer os seguintes cursos: Golpe Militar, Golpe Parlamentar, Golpe Jurídico, Golpe Branco, Golpe Cor-de-Rosa, com pós-graduação em Golpeachment.

Fica instituída a Comenda da Ordem de Silvério dos Reis para o vice que melhor trair seu titular, empregando as técnicas aprendidas nos cursos acima descritas. Também se institui a Comenda Borsanara para o político que melhor defender os ideais imorredouros da Redentora de 64.

Ficam revogas todas as disposições em contrário, e ficam revogados todos o que se opuserem a estes decretos. Se não quiserem se revogar, borracha neles. Sob a forma de balas, é claro.

Temerpólis, aos 20 de maio de 2016.

***

Flávio Aguiar nasceu em Porto Alegre (RS), em 1947, e reside atualmente na Alemanha, onde atua como correspondente para publicações brasileiras. Pesquisador e professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tem mais de trinta livros de crítica literária, ficção e poesia publicados. Ganhou por três vezes o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, sendo um deles com o romance Anita (1999), publicado pela Boitempo Editorial. Também pela Boitempo, publicou a coletânea de textos que tematizam a escola e o aprendizado, A escola e a letra (2009), finalista do Prêmio Jabuti, Crônicas do mundo ao revés (2011) e o recente lançamento A Bíblia segundo Beliel (2012). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às quintas-feiras.

11 comentários em Enquanto isto, na Temerlândia…

  1. Antonio Tadeu Meneses // 26/05/2016 às 12:52 pm // Responder

    Quando o Fávio Aguiar enverada para critica da política, seus artigos estão mais para bobagens que para humor, mais para fofocagem do que para informação. Eu sinto que ele não leva jeito para debochar da nossa realidade política. Gostaria que no Blog da Boitempo fossem publicados artigos com análises mais criteriosas e razoáveis, e no caso de humor que fossem mais inteligentes e criativos que obriguem a reflexão, tolices no estilo do Chaves mexicano espera-se de outro tipo de publicação.

    Curtir

  2. Obrigado, Antonio Tadeu. Vindo de você, é elogio.

    Curtir

  3. Eliana L. Chaves // 26/05/2016 às 1:46 pm // Responder

    Ótimo texto!

    Curtir

  4. mari santos // 26/05/2016 às 2:17 pm // Responder

    Flavio Aguiar, em meio a tantos desgostos e tantos fatos vergonhosos acontecendo nestes ultimos dias de “novo governo” (porem mais antigo que minha avó), rir um pouco pode ser o remédio.Mas uma pena que tudo isto seja real : trata-se de uma tragicomédia e nào sabemos se rimos ou choramos… Ou melhor, rimos com vontade de chorar, não é?. Escreva sempre.

    Curtir

  5. Gostaria de saber com que dinheiro ele mora na Alemanha? com certeza da mais-valia da classe operária brasileira! Por isso mesmo ele está com medo da queda do governo Dilma e faz os seus comentários e apoia os abaixo-assinados contra a derrubada da Dilma.

    Curtir

  6. Republicou isso em Prof. Jean Magnoe comentado:
    Só retrocessos…

    Curtir

  7. Mora na Alemanha , não é?
    Tá bem longe.
    Tá explicado!

    Curtir

  8. Célia Mota // 27/05/2016 às 9:01 am // Responder

    Adorei. Pelo menos, um pouco de humor na triste Temerlandia nos ajuda a suportar o , susto nosso de cada dia. Não sei se susto ou simples constatação de que a classe política não tem mesmo jeito. Transformou-se numa fábrica de delações premiadas a se entregarem mutuamente. Todas concorrem ao prêmio maior do Moro: a delação perfeita que ganhará as tornozeleiras de ouro.

    Curtir

  9. Agradeço todos os comentários. A última coisa que não devemos perder, além da esperança, é o humor. Quanto a dinheiro, não me sinto na obrigação de responder. Mas como sempre, continuo vivendo apenas do meu trabalho. E se moro na Alemanha, meu coração continua no Brasil. E sobre os comentaristas azedos que levantam suspeitas, cito Mario Quintana: “Estes, que hoje atravancam meu caminho, eles passarão. Eu, passarinho”.

    Curtir

  10. http://blogln.ning.com/profiles/blog/list?user=059yzqrcrej8i O INICIO DO GOLPE INSTITUCIONAL EM CURSO NO BRASIL. URGE DENUNCIAR, OSTENSIVAMENTE, O GOLPE FACIO- IMPERIALISTA CONTRA A DEMOCRACIA !!!Devemos abandonar o discurso de autocomisseracao, e organizar a resistencia popular atraves de COMITES ANTIFACISTA E ANTIGOLPE PELA DEMOCRACIA!!! A INSTITUCIONALIDADE JA FOI COMPRADA E SUBORNADA PELA CIA/NSA E TRANSNACIONAIS!!!

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Enquanto isto, na Temerlândia… – Blog da Boitempo | BRASIL S.A

Deixe um comentário