É hora de barrar o golpe

É hora de focar no que é essencial, é hora de barrar o golpe.

hora de barrar o golpePor Luis Felipe Miguel.

Creio que estamos chegando aos momentos decisivos de uma trama que vem sendo urdida há muitos anos. O golpe que agora está em pleno curso é a culminação de um longo processo de preparação. Um de seus elementos centrais foi a geração de uma ampla massa de pessoas capazes de repudiar publicamente aquela que foi a marca dos governos petistas – o combate à pobreza. O consenso de que a miséria era uma chaga a ser superada foi destruído com a penetração, planejada e amplamente financiada, de um discurso de extrema direita, que permitiu que uma camada social minoritária, mas ainda assim numerosa, assumisse sem culpas a percepção de que a redução da pobreza não era uma conquista, mas uma ameaça.

Também estiveram presentes os movimentos de ampliação da autonomia do aparato repressivo de Estado e, é claro, as investigações seletivas sobre a corrupção endêmica no Brasil, com a triangulação entre judiciário, Ministério Público e mídia. Assim, estava montado o cenário de uma ampla base de apoio à cruzada antipetista, com agentes dentro do próprio Estado capazes de levá-la adiante e um trabalho permanente de ocultação, diante da opinião pública, do processo que estava em curso.

O golpe se beneficiou dos equívocos do PT no governo – que agiu para desmobilizar os movimentos sociais, despolitizou a discussão na sociedade e acreditou numa política de acomodação e conciliação; e que, quando começou a ser acuado, apostou que resolveria o problema fazendo mais e mais concessões. Como já está claro há algum tempo, uma resposta fadada ao fracasso.

Nisso tudo, o juiz Sérgio Moro, por mais que em seus sonhos vista a fantasia de Mussolini de Curitiba, é apenas uma engrenagem. É um pobre coitado que fica feliz de tirar fotos ao lado de João Doria Jr. Ele é tão útil, e por isso assumiu uma posição de protagonista, por causa de sua completa falta de limites, de sua amoralidade, de seu desprezo olímpico pelos direitos; em suma, por causa de sua falta de compostura. Os tempos mudaram, as práticas são outras, mas Moro cumpre hoje uma função similar à de um delegado Fleury durante a ditadura. É o mastim que faz alegremente, balançando o rabo, o trabalho mais sujo.

O escandaloso grampo que atingiu a presidente da República, com o compadrio escancarado com a mídia que também foi revelado de forma indiscutível, mostra a depreciação final da magistratura em benefício do golpe. Moro não age como juiz, age como golpista e desistiu de fingir que não é assim.

O diálogo ilegalmente gravado de Dilma com Lula não prova nada, exceto o desespero da direita com a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil e sua vontade de acelerar o golpe. A mídia, sendo a mídia que é, não se dá ao trabalho de apresentar interpretações minimamente equilibradas. É a maquinaria do golpe em andamento. Polícia e judiciário de um lado, a mídia de outro, a massa dos novos direitistas tocando fogo nas ruas, tudo para forçar uma solução apressada, contrária à Constituição e antidemocrática para a crise.

O golpe já está na rua. É hora de ver qual será a resposta das mulheres e dos homens comprometidos com a democracia. Para a esquerda, vale o recado: é possível condenar o governo Dilma, é possível criticar Lula por todos seus vacilos e recuos. Mas se o governo cair e se Lula for vítima do cerco ignóbil armado contra ele, quem dança é a esquerda brasileira inteira, que será inviabilizada como projeto de poder por décadas. Quem dança é o horizonte de uma sociedade igualitária, é a ideia de democracia como poder do povo sem tutelas, é a noção de que as liberdades devem ser protegidas para todos. É hora de focar no que é essencial, é hora de barrar o golpe.

***

O MOMENTO NÃO ADMITE VACILAÇÃO

“A ofensiva de Sérgio Moro e de setores da mídia para derrubada do governo atingiu seu ápice. Estão levando às ruas gente raivosa não apenas contra o PT, mas contra o que quer que seja associado a movimentos sociais e à esquerda. Não são poucos os relatos de agressão e espancamento de pessoas apenas por estarem de vermelho ou por se recusarem a aderir às palavras de ordem. Não se trata de defender o Governo Dilma, aliás indefensável. Trata-se de barrar uma sanha antidemocrática que, se vitoriosa, arrastará com intolerância qualquer movimento crítico, num verdadeiro caça às bruxas. Não é momento de vacilação, mas de posicionamento e ação.” – Guilherme Boulos, MTST

***

***

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde edita a Revista Brasileira de Ciência Política e coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades – Demodê, que mantém o Blog do Demodê, onde escreve regularmente. Autor, entre outros, de Democracia e representação: territórias em disputa (Editora Unesp, 2014), e, junto com Flávia Biroli, de Feminismo e política: uma introdução (Boitempo, 2014). Ambos colaboram com o Blog da Boitempo mensalmente às sextas.

20 comentários em É hora de barrar o golpe

  1. Antonio Tadeu Meneses // 17/03/2016 às 3:50 pm // Responder

    O golpe já foi dado, na economia brasileira, vide Morte do prefeito Celso Daniel, “Mensalão”, Lava Jato e tantas outras. O golpe da corrupção trouxe um prejuízo é tremendo contra os brasileiros.

    Curtir

  2. mavepor@ig.com.br // 17/03/2016 às 4:10 pm // Responder

    nao entendo nada de ingles mas preciso encerrar este email e cadastrar outro

    sai este e entra: marileaporfirio@gmail.com

    agradecida

    marilea porfirio

    Curtir

  3. Em primeiro lugar, é preciso enfatizar que o governo petista não é um governo de esquerda, não foi e nunca será. As alianças do governo Lula e Dilma são absolutamente retrógradas e conservadoras. Em segundo lugar existem medidas paliativas para erradicar a pobreza, sem resolver o problema de forma séria e convincente. Os programas assistencialistas do governo não vão solucionar a situação da pobreza, e isso é um fato. O governo petista segue a risca a cartilha neoliberal com uma roupagem mais social, um neoliberalismo com “rosto humano”, ironicamente proposto num governo que se auto intitula dos trabalhadores. Não existe aqui nenhum projeto de esquerda, ou nenhuma tentativa de se promover isso. O PT no poder esvaziou movimentos sociais, precisamos nos reinventar, abandonar o governo Lula pois ele não representa em nada as ideias de um governo que pensa no socialismo.

    Curtir

    • saturnonostropicos // 18/03/2016 às 12:19 am // Responder

      Nada do que você disse justifica impeachment. Ou seja, golpe.

      Curtir

    • A coisa é simples: aguarde até 2018 (logo ali) e vote em quem achar correto, honesto e que defenda seu idealismo. No mais, tirar o governo agora é detonar a democracia. “Ah, mas e o Collor?” – Lembrando que ninguém foi às ruas defendê-lo!

      Curtir

      • Olá amigo. Entendo seu posicionamento, mas não concordo. Não consigo defender esse governo, sei que existe um golpe em curso, mas o governo em nenhum momento foi um governo dos trabalhadores. Abraço.

        Curtir

  4. Un coup d’état en route? Réussira t’il? Les oligarchies brésiliennes parmi les plus corrompues au monde renouent avec les vieilles pratiques factieuses d’antan. Le peuple brésilien laissera t’il faire y compris les 25 millions de brésiliens que les gouvernements de Lula et Dilma ont sorti de pauvreté et de la misère? Les forces progressistes du monde retiennent leur souffle. Les militaires félons à nouveau de retour? Quel malheur!

    Curtir

  5. Hugo Pequeno Monteiro // 17/03/2016 às 8:06 pm // Responder

    Prezados Professor Luis Felipe e Guilherme Boulos,

    Colocações precisas de pessoas que como eu criticam os governos Lula e Dilma pelo que não fizeram e pelos acordos espúrios que fizeram para se sustentar nos cargos. Mas mais acertadamente ambos conclamam todos os setores de esquerda, partidos políticos, movimentos populares, organizações sindicais e outras organizações sociais dos trabalhadores a formarem uma aliança contra este golpe de caráter nitidamente fascista que está acontecendo. Eu que em algum momento de minha vida fui militante do PSTU, peço que os militantes do partido e as organizações sindicais a ele alinhadas, não deixem de convocar e participar dos atos que tem como objetivo barrar o golpe fascista que está em marcha. TODOS OS SETORES DA ESQUERDA devem se unir nesta hora tão grave.
    A esquerda brasileira tem a oportunidade de fazer a História e para isso tem que estar unida.

    TODOS À MANIFESTAÇÃO AMANHÃ NA AVENIDA PAULISTA!
    NÃO AO GOLPE! NÃO AOS GOLPISTAS DA POLÍCIA FEDERAL E SEUS COMPARSAS DO PODER JUDICIÁRIO!

    Hugo P. Monteiro
    Professor Titular
    Departamento de Bioquímica
    Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo

    Curtido por 1 pessoa

    • ¿Hora tão grave? rsrsrs
      ¿Golpe?, Doutor cientista hugo pequenino… rsrsrs
      ¿¿¿Fascismo??? há, há, há, professor manezão!
      Eis pra ti:
      Lembra de 1/3 que lula ganhou do papa??
      Pois bem. Veja:
      1. Quem sabe lula ganha 1 tridente vermelho abençoado de Belzebu!
      2. O Papa Francisco poderia mandar 2m de corda ao presidiário. Como ele não sabe rezar, poderia usar para nos deixar livres de suas mentiras.
      3. Quem dava 1/3 pra esse marginal era a OdebreSHOTA
      4. É mentiroso e o pai da mentira.
      5. O presídiario é 1 dissimulado! Vive de farsas pra enganar as gentes!
      6. Na deep web “Brasil 247” não existia outro assunto ontem.
      7. hmmmm, 1 terço? acho que o nome disso é extrema-unção, geralmente quando se está nas ultimas, desenganado é que se usa desse meio.
      8. sempre ganhava 1/3 e não um terço.
      9. O rosário de que este traste venera é a Maria do Rosário.
      10. Hahaha. lula — o apedeuta — mandou comprar o terço “abençoado” na lojinha Kitsch de souvenir que fica em frente ao Vaticano, e espalhou FakeNews.

      Curtir

  6. Célia Mota // 17/03/2016 às 9:42 pm // Responder

    A presidente Dilma é a nossa garantia de que a Constituição será respeitada. Ela foi eleita democraticamente. Se for retirada do poder, nada do que virá terá solidez. Cairão todos como um castelo de cartas. Ou vocês acham que o Moro não vai caçar Temer, Cunha e outros?

    Curtir

  7. FALA SÉRIO QUE AINDA TEM GENTE SURDA, CEGA E BURRA QUE APOIA A ROUBALHEIRA DO PT! SÓ PARA CONSTAR E INFORMAR: É A MAIOR ROUBALHEIRA DE TODOS OS TEMPOS JÁ REGISTRADA EM TODO O MUNDO DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO, AINDA QUE AS AVESSAS COMO É O REGIME NO BRASIL. A NÃO SER QUE LULINHA E O GRANDE PAI LULA TENHAM APRENDIDO E LEI DA MULTIPLICAÇÃO COM JESUS CRISTO, PORQUE ATÉ O MAIS ANALFABETO DE TODOS SABE QUE EM OITO ANOS É IMPOSSÍVEL PARA UM TRABALHADOR QUE GANHA DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS SE TORNAR A MAIOR FORTUNA DO PAÍS. SOMENTE TENDO APRENDIDO COM JESUS CRISTO A LEI DA MULTIPLICAÇÃO, CASO CONTRÁRIO, ATÉ MINHA FILHA DE UM ANO E MEIO SABE QUE A CONTA NÃO FECHA. ENTÃO DEIXEM DE SER IMBECIS E TENHAM UM POUCO DE VERGONHA NA CARA, UM POUCO DE AMOR PRÓPRIO E UM MÍNIMO DE PATRIOTISMO E LUTE PARA LIVRAR O FUTURO DE SEUS FILHOS, JÁ QUE VOCÊ NÃO SE DÁ VALOR E NEM AO SEU SUOR, PORQUE O DINHEIRO QUE ESSES FILHOS DA PUTA ROUBARAM É UM POUCO SEU E DE CADA UM DE NÓS QUE LEVANTA TODO DIA CEDINHO E RALA DE SOL A SOL PARA CUMPRIR COM O SEU PAPEL SOCIAL. CRIE VERGONHA.

    Curtir

    • saturnonostropicos // 18/03/2016 às 12:18 am // Responder

      Desliga o capslock.

      E vai estudar história (comece por 1964).

      Curtir

      • Leri Faria Junior // 26/03/2016 às 1:44 pm // Responder

        Precisa gritar! Claro que precisa né! Alguém que faz um comentário tosco e grotesco desses precisa gritar pra ser ou vido, ou pelo menos pra fazer com que tampemos os ouvidos pra não ficar surdos com a a sua estupidez. Vai estudar cão raivoso!

        Curtir

      • GERALDO MAGELA CUNHA // 02/04/2016 às 11:19 pm // Responder

        CARTA ABERTA AOS CONGRESSISTAS!
        Excelentíssimo(a) Senhor(a) Deputado(a) e Senador(a). Passando já para o assunto político econômico que ocorre no Brasil, grande parte, ou seja os 54 milhões convictos de votos que escolheram a Presidenta Dilma, estão atentos que a crise que se instalou no Brasil é provocada pela mídia dos barões da comunicação, ou seja, daqueles que fazem parte das oligarquias tão tradicionais na história do Brasil. Veja que em todos golpes esteve presente a força da mídia para fazer mudar o rumos supremacia política governamental em detrimento dos líderes progressistas que tiveram em seus planos implantar uma gestão de cunho a beneficiar os mais pobres, os mais fracos. A questão do impitimam que é previsto na Constituição e portanto legal, é certo, que você pontua como de legalidade, porém, essa questão criada, foi um mote dos inconformados pela perda da eleição, cuja motor de manipulação partiu, principalmente, do inconformado antidemocrático Aécio Neves e sua quadrilha, também, corrupta e criminosa, aliás, protegida por um escudo daqueles que tomam parte das viciadas oligarquias brasileiras(antes, apoiaram-se nos militares de patentes; hoje, joga com o Judiciário mais politizado inflado de julgadores imparciais. Quero pontuar que a crise econômica, ou seja, a tragedicidade para ela ocorrer, começou bem antes das eleições através da massiva e insinuante publicidade para fazer a massa popular brasileira a desacreditar até de sí próprio, visto que, notícias pessimistas todos os dias eram e são veiculados no principal meio de informação no Brasil: infelizmente o Jornal Nacional. , Vossa Excelência não é leigo, portanto, inteligente o bastante para saber que os mercados vivem ativos encima de credibilidade. Ora, se essa credibilidade é derrubada no dia a dia da vidas das gentes, logo tudo vai encolhendo, isto é a realidade! Quando V.Excia. se refere aos programas sociais já implantados com sucesso e que com o seu implemento alavancou a economia nacional, é, óbvio que neste momento que graças a publicidade insidiosa, maléfica,dessa mídia impatriota, o mercado cai, o consumo também, os recolhimentos de tributos idem, e, aí, fica pergunta: como o governo vai ter condições satisfatórias para cumprir os programas. Pergunto: fica V.Excia. sem dinheiro no seu bolso e pensa como vais comprar os pães para o seu filho amanha? Entretanto, e com justiça, há de se comprovar que a guerra psicológica de pressão política das oposições, não deixou o governo trabalhar para a organização da economia. Infelizmente, colocou-se mo Ministério um homem com um perfil que agradaria a oposição, mas, entretanto, com políticas econômicas equivocadas no estilo do neo liberalismo (tão a gosto do FHC-SERRA-AÉCIM-ALCKMIM-TEMER-RENAN-CUNHA-JUCÁ E OUTROS PANACAS IMPATRIOTAS), políticas rechaçadas pelas organizações sindicais e pelo próprio PT. Então, a Dilma deu um tiro no pé, querendo acreditar no programa do Aécio e Cia. colocando aquele infeliz Min. de Economia-Levy. Também, Dilma errou quando chamou aquele traidor fariseu do Temer para servir de pacificador da base. Deu no que deu: só traição!. Também Dilma errou mantendo um fraco Min. da Justiça por tanto tempo. O “Cara” jogava para o time de lá: tá na cara! Não fez nada para proteger a credibilidade do governo! Todo governo para ser bem sucedido precisa de boa equipe e de confiança e sobre tudo homens de coragem para rasgar o verbo e defender o governo. Agora que o Lula acedeu ao convite para dar a força necessária e a virada ou retomada positiva da economia, me aparece esses grampos criminosos do Moro (veja pronunciamentos dos juízes Teori e Marco Aurélio) e ainda um Juiz do STF (GILMAR DANTAS) do PSDB do Mato Grosso (o capangueiro, expresso na mídia pelo Juíz Joaquim Barbosa) para jogar água fria nas melhores expectativas dos 54 milhões de brasileiros. Porque, se mais da metade do Brasil acreditar no seu governo(Dilma+Lula), pode esperar e saber que o país vai andar e a economia vai crescer. Lamento que S.Excia. tenha um discurso que já denuncia que vai pró lado do Golpe, pois, o brasileiro não é bobo e sabe que estão querendo chamar de impitimam, o GOLPE MIDIÁTICO, promovido pela mídia corrupta, bandida, falsária, criminosa, sonegadora de impostos e obrigações fiscais, comandadas pela GLOBO-VEJA-ISTO É-FOLHA-SBT-BANDEIRANTES-ESTADÃO e outros mais (os crimes praticados estão propalados pela mídia séria da comunicação nacional) . Lembre-se que uma mídia impressa ou escrita que tenha pessoas ardilosas para formar ou transformar a opinião pública, assim , como um eloquente tipo Carlos Lacerda que fermentou a vida política do Brasil, contaminando os brasileiros, desarmados intelectualmente do lamaçal político, prejudicou o Brasil, principalmente, derrubando os maiores estadistas e homens públicos do Brasil: Getúlio, Juscelino e Jango. Todos eles foram mártires, a julgar pelas circunstâncias: Getúlio preferiu derramar seu próprio sangue para não levar o país a uma guerra civil; Jango, não decolou em Brasília e no Palácio também para evitar derramamento de sangue de brasileiros; Juscelino, pelo carisma que os brasileiros tinham por ele, representando uma “pedra na bota dos militares”, ocorreu-lhe um acidentamento , dizem , proposital!
        Lamentamos seu posicionamento que é de muita responsabilidade, pois, caso as injustiças se perpetue, 54 milhões de votantes vão lutar em qualquer quadrante para fazer valer uma
        República que respeite a Constituição e seja democrática. Não queremos nem o totalitarismo da esquerda e muito menos da direita. Basta de 21 anos de ditadura da direita que atrasou os progressos sociais do Brasil! Décadas perdidas! Não se iluda: havendo GOLPE VAI ACONTECER CONGESTÃO CIVIL COM MILHARES DE BRASILEIROS EM ESCARAMUÇAS PELAS RUAS E MILHARES MORTOS POR CAUSA DOS POLÍTICOS MEDÍOCRES, MEDROSOS, DEMAGOGOS, TRAIDORES DO DEVER DE CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO.
        S.EXCIA. PODERÁ SER UM DOS RESPONSÁVEIS PELAS MORTES!
        O CORRETO É VOTAR PELO O QUE AS URNAS APONTOU COMO GANHADORA DO CARGO.
        IMPITIMAM É MANOBRA GOLPISTA DOS INCONSOLADOS PERDEDORES.
        ——————————————————————————
        “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”
        ― Rui Barbosa .——————————————————————————
        “COM O TEMPO, UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMA”
        Joseph Pulitzer

        Curtir

    • Amen

      Curtir

    • Hugo Pequeno Monteiro // 18/03/2016 às 5:56 pm // Responder

      Crie inteligência você! Procure pensar criticamente um mísero minuto da sua vida para entender de uma vez por toda QUE A CORRUPÇÃO NÃO NASCEU COM O PT, COM LULA OU SEU FILHO. A corrupção é parte do modus operandi de TODOS OS GOVERNOS!! Lula seu filho, família o PT devem ser condenados porque FIZERAM IGUALZINHO ÀQUELES QUE OS ANTECEDERAM: FHC e sua tucanalhada do PSDB, Itamar Franco legítimo representante da quadrilha que atende pela sigla de PMDB. Sarney da mesma quadrilha além de aventureiros ladrões patrocinados pela Rede Globo de Televisão como Fernando Collor. Se retrocedermos mais um pouco, podemos mencionar o grande Maluf, ladrão mór da era dos generais, estes também absolutamente corruptos. Pare de ler Veja e assistir a RGT todos os dias! Julgar e condenar corruptos deve ser tarefa obrigatória de um judiciário que não tem cores partidárias como o nosso judiciário. Se você tem certeza que Lula e seu filho cometeram crimes de corrupção, deveria se dar ao trabalho de ler por exemplo o livro a “Privataria Tucana”, que apresenta com cópias de documentos obtidos através de extensiva investigação jornalística, os gravíssimos crimes de corrupção cometidos por FHC, Serra e outros próceres tucanos durante o período em que forma governo. Se você lesse este livro e outras fontes independentes conseguiria talvez fazer um comentário mais equilibrado ainda que indignado dos infames atos de corrupção dos governos anteriores. Garanto também que o sucateamento e venda de estatais estratégicas (Vale, CSN, etc), renderam centenas de milhões de reais seguramente depositados nas contas tucanas e pmdebistas em paraísos fiscais mundo afora. Porque estes crimes não são escancarados por essa mídia na qual você acredita cegamente? Já parou pensar um pouco sobre isto? Acredito que não, pois a sua reação visceral transcrita acima revela que você é praticamente incapaz de uma atitude mais reflexiva.
      Mas ainda acho que você tem salvação. Afinal de contas você leu um Blog da Editora Boitempo, a casa editorial do pensamento crítico de esquerda no Brasil.
      Vamos lá. Siga o meu conselho, pense, leia, se informe a partir de fontes independentes, reflita, critique, justifique o fato de pertencer a esta espécie a qual nós dois pertencemos, o Homo Sapiens.

      Se você trabalha de sol a sol como mencionou em sua mensagem, procure dedicar o pouco tempo que lhe resta do dia a leituras que te permitam raciocinar. Para de assistir a RGT e ler bobagens no Facebook.

      Hugo P. Monteiro
      Professor Titular
      Departamento de Bioquímica – Centro de Terapia Celular e Molecular
      Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo

      P.S: Por favor desative o capslock.

      Curtir

  8. Elisabete Sales // 18/03/2016 às 3:32 am // Responder

    O ladrão do Lula e sua protegida a Dilmae chegaram ao limite da safadeza escancarada estão chamando a nós o povo brasileiro de otários enquanto os pobres se espremem em seus minúsculos apartamentos do minha casa minha vida o ladrão molusco reclama do seu pequeno e apertado triplex e o golpe está nas ruas????? O juiz Sérgio Moro muito competente por sinal está fazendo um ótimo trabalho que deveria ser premiado com a prisão do molusco Lula e o extermínio da sua fada madrinha a Dilmae e o fim do pt Partido dos Trouxas

    Curtir

  9. Ivando Bornhausen // 19/03/2016 às 11:56 am // Responder

    Trabalhei por 16 anos no serviço de operador de refinaria na petrobrás. 1974/1990. Com 6 meses de serviço (na refinaria de Canoas RS) já se sabia da corrupção de um chefe de setor junto a Shell. distribuidora. Acredito que 1 ano após, sob a batuta de Ernesto Geisel e Sigiaki Ueki sumiu na costa brasileira um navio petroleiro, carregado de petroleo. Em greves dos petroleiros na década de oitenta, gerente de refinaria, (Repar) era dono da rede de postos de combustíveis Oriental. Nunca se moveu uma palha para uma possível punição. Os delatores petroleiros da lava jato já faziam parte do esquema antes, apenas, com a entrada do PT no governo, jogaram a seva e entrou todo mundo de Gaiato. Assim que se consumar o golpe, não só serão libertos, como serão reparados por danos (I)morais.
    Três erros graves cometidos pelo Lula.
    Requerer copa do mundo e olimpíada para o Brasil
    Montar o desenvolvimento econômico e de emprego em cima da industria automobilística
    Jogar inadvertidamente para o mundo, nosso potencial do pre sal.

    Destes três, o pior é o terceiro. Pois em quanto não for privatizada a petrobras a operação lava jato não terá fim e a a trup do PSDB não poderá engordar suas contas externas.

    Curtir

  10. Fascistas até na página da Boitempo! Sequer tem o hábito da leitura (salvo Veja e revistas tendenciosas do tipo); alguns são pseudo-ricos, já outros nasceram em ‘berço de ouro’ – mas de caráter ínfimo – destilam sua peçonha com um ódio vil, egoísta e desumano. Paz e respeito, meus queridos.

    Curtir

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA & ANALFABETISMO POLÍTICO – O papel(ão) da mídia corporativa na crise política brasileira [por Eduardo Carli de Moraes) | A CASA DE VIDRO.COM
  2. Manifesto: Escritores e profissionais do livro pela democracia – Blog da Boitempo

Deixe um comentário