Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

13.05.17_Antonio Candido_10 livros para conhecer o BrasilPor Antonio Candido.*

Quando nos pedem para indicar um número muito limitado de livros importantes para conhecer o Brasil, oscilamos entre dois extremos possíveis: de um lado, tentar uma lista dos melhores, os que no consenso geral se situam acima dos demais; de outro lado, indicar os que nos agradam e, por isso, dependem sobretudo do nosso arbítrio e das nossas limitações. Ficarei mais perto da segunda hipótese.

Como sabemos, o efeito de um livro sobre nós, mesmo no que se refere à simples informação, depende de muita coisa além do valor que ele possa ter. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente. Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora. Para quem sabe muito, um livro importante não passa de chuva no molhado. Além disso, há as afinidades profundas, que nos fazem afinar com certo autor (e portanto aproveitá-lo ao máximo) e não com outro, independente da valia de ambos.

Por isso, é sempre complicado propor listas reduzidas de leituras fundamentais. Na elaboração da que vou sugerir (a pedido) adotei um critério simples: já que é impossível enumerar todos os livros importantes no caso, e já que as avaliações variam muito, indicarei alguns que abordam pontos a meu ver fundamentais, segundo o meu limitado ângulo de visão. Imagino que esses pontos fundamentais correspondem à curiosidade de um jovem que pretende adquirir boa informação a fim de poder fazer reflexões pertinentes, mas sabendo que se trata de amostra e que, portanto, muita coisa boa fica de fora. 

São fundamentais tópicos como os seguintes: os europeus que fundaram o Brasil; os povos que encontraram aqui; os escravos importados sobre os quais recaiu o peso maior do trabalho; o tipo de sociedade que se organizou nos séculos de formação; a natureza da independência que nos separou da metrópole; o funcionamento do regime estabelecido pela independência; o isolamento de muitas populações, geralmente mestiças; o funcionamento da oligarquia republicana; a natureza da burguesia que domina o país. É claro que estes tópicos não esgotam a matéria, e basta enunciar um deles para ver surgirem ao seu lado muitos outros. Mas penso que, tomados no conjunto, servem para dar uma ideia básica.

Entre parênteses: desobedeço o limite de dez obras que me foi proposto para incluir de contrabando mais uma, porque acho indispensável uma introdução geral, que não se concentre em nenhum dos tópicos enumerados acima, mas abranja em síntese todos eles, ou quase. E como introdução geral não vejo nenhum melhor do que O povo brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro, livro trepidante, cheio de ideias originais, que esclarece num estilo movimentado e atraente o objetivo expresso no subtítulo: “A formação e o sentido do Brasil”.

Quanto à caracterização do português, parece-me adequado o clássico Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda, análise inspirada e profunda do que se poderia chamar a natureza do brasileiro e da sociedade brasileira a partir da herança portuguesa, indo desde o traçado das cidades e a atitude em face do trabalho até a organização política e o modo de ser. Nele, temos um estudo de transfusão social e cultural, mostrando como o colonizador esteve presente em nosso destino e não esquecendo a transformação que fez do Brasil contemporâneo uma realidade não mais luso-brasileira, mas, como diz ele, “americana”. 

Em relação às populações autóctones, ponho de lado qualquer clássico para indicar uma obra recente que me parece exemplar como concepção e execução: História dos índios do Brasil (1992), organizada por Manuela Carneiro da Cunha e redigida por numerosos especialistas, que nos iniciam no passado remoto por meio da arqueologia, discriminam os grupos linguísticos, mostram o índio ao longo da sua história e em nossos dias, resultando uma introdução sólida e abrangente.

Seria bom se houvesse obra semelhante sobre o negro, e espero que ela apareça quanto antes. Os estudos específicos sobre ele começaram pela etnografia e o folclore, o que é importante, mas limitado. Surgiram depois estudos de valor sobre a escravidão e seus vários aspectos, e só mais recentemente se vem destacando algo essencial: o estudo do negro como agente ativo do processo histórico, inclusive do ângulo da resistência e da rebeldia, ignorado quase sempre pela historiografia tradicional. Nesse tópico resisto à tentação de indicar o clássico O abolicionismo (1883), de Joaquim Nabuco, e deixo de lado alguns estudos contemporâneos, para ficar com a síntese penetrante e clara de Kátia de Queirós Mattoso, Ser escravo no Brasil (1982), publicado originariamente em francês. Feito para público estrangeiro, é uma excelente visão geral desprovida de aparato erudito, que começa pela raiz africana, passa à escravização e ao tráfico para terminar pelas reações do escravo, desde as tentativas de alforria até a fuga e a rebelião. Naturalmente valeria a pena acrescentar estudos mais especializados, como A escravidão africana no Brasil (1949), de Maurício Goulart ou A integração do negro na sociedade de classes (1964), de Florestan Fernandes, que estuda em profundidade a exclusão social e econômica do antigo escravo depois da Abolição, o que constitui um dos maiores dramas da história brasileira e um fator permanente de desequilíbrio em nossa sociedade.

Esses três elementos formadores (português, índio, negro) aparecem inter-relacionados em obras que abordam o tópico seguinte, isto é, quais foram as características da sociedade que eles constituíram no Brasil, sob a liderança absoluta do português. A primeira que indicarei é Casa grande e senzala (1933), de Gilberto Freyre. O tempo passou (quase setenta anos), as críticas se acumularam, as pesquisas se renovaram e este livro continua vivíssimo, com os seus golpes de gênio e a sua escrita admirável – livre, sem vínculos acadêmicos, inspirada como a de um romance de alto voo. Verdadeiro acontecimento na história da cultura brasileira, ele veio revolucionar a visão predominante, completando a noção de raça (que vinha norteando até então os estudos sobre a nossa sociedade) pela de cultura; mostrando o papel do negro no tecido mais íntimo da vida familiar e do caráter do brasileiro; dissecando o relacionamento das três raças e dando ao fato da mestiçagem uma significação inédita. Cheio de pontos de vista originais, sugeriu entre outras coisas que o Brasil é uma espécie de prefiguração do mundo futuro, que será marcado pela fusão inevitável de raças e culturas.

Sobre o mesmo tópico (a sociedade colonial fundadora) é preciso ler também Formação do Brasil contemporâneo, Colônia (1942), de Caio Prado Júnior, que focaliza a realidade de um ângulo mais econômico do que cultural. É admirável, neste outro clássico, o estudo da expansão demográfica que foi configurando o perfil do território – estudo feito com percepção de geógrafo, que serve de base física para a análise das atividades econômicas (regidas pelo fornecimento de gêneros requeridos pela Europa), sobre as quais Caio Prado Júnior engasta a organização política e social, com articulação muito coerente, que privilegia a dimensão material. 

Caracterizada a sociedade colonial, o tema imediato é a independência política, que leva a pensar em dois livros de Oliveira Lima: D. João VI no Brasil (1909) e O movimento da Independência (1922), sendo que o primeiro é das maiores obras da nossa historiografia. No entanto, prefiro indicar um outro, aparentemente fora do assunto: A América Latina, Males de origem (1905), de Manuel Bonfim. Nele a independência é de fato o eixo, porque, depois de analisar a brutalidade das classes dominantes, parasitas do trabalho escravo, mostra como elas promoveram a separação política para conservar as coisas como eram e prolongar o seu domínio. Daí (é a maior contribuição do livro) decorre o conservadorismo, marca da política e do pensamento brasileiro, que se multiplica insidiosamente de várias formas e impede a marcha da justiça social. Manuel Bonfim não tinha a envergadura de Oliveira Lima, monarquista e conservador, mas tinha pendores socialistas que lhe permitiram desmascarar o panorama da desigualdade e da opressão no Brasil (e em toda a América Latina).

Instalada a monarquia pelos conservadores, desdobra-se o período imperial, que faz pensar no grande clássico de Joaquim Nabuco: Um estadista do Império (1897). No entanto, este livro gira demais em torno de um só personagem, o pai do autor, de maneira que prefiro indicar outro que tem inclusive a vantagem de traçar o caminho que levou à mudança de regime: Do Império à República (1972), de Sérgio Buarque de Holanda, volume que faz parte da História geral da civilização brasileira, dirigida por ele. Abrangendo a fase 1868-1889, expõe o funcionamento da administração e da vida política, com os dilemas do poder e a natureza peculiar do parlamentarismo brasileiro, regido pela figura-chave de Pedro II. 

A seguir, abre-se ante o leitor o período republicano, que tem sido estudado sob diversos aspectos, tornando mais difícil a escolha restrita. Mas penso que três livros são importantes no caso, inclusive como ponto de partida para alargar as leituras. 

Um tópico de grande relevo é o isolamento geográfico e cultural que segregava boa parte das populações sertanejas, separando-as da civilização urbana ao ponto de se poder falar em “dois Brasis”, quase alheios um ao outro. As consequências podiam ser dramáticas, traduzindo-se em exclusão econômico-social, com agravamento da miséria, podendo gerar a violência e o conflito. O estudo dessa situação lamentável foi feito a propósito do extermínio do arraial de Canudos por Euclides da Cunha n’Os sertões (1902), livro que se impôs desde a publicação e revelou ao homem das cidades um Brasil desconhecido, que Euclides tornou presente à consciência do leitor graças à ênfase do seu estilo e à imaginação ardente com que acentuou os traços da realidade, lendo-a, por assim dizer, na craveira da tragédia. Misturando observação e indignação social, ele deu um exemplo duradouro de estudo que não evita as avaliações morais e abre caminho para as reivindicações políticas. 

Da Proclamação da República até 1930 nas zonas adiantadas, e praticamente até hoje em algumas mais distantes, reinou a oligarquia dos proprietários rurais, assentada sobre a manipulação da política municipal de acordo com as diretrizes de um governo feito para atender aos seus interesses. A velha hipertrofia da ordem privada, de origem colonial, pesava sobre a esfera do interesse coletivo, definindo uma sociedade de privilégio e favor que tinha expressão nítida na atuação dos chefes políticos locais, os “coronéis”. Um livro que se recomenda por estudar esse estado de coisas (inclusive analisando o lado positivo da atuação dos líderes municipais, à luz do que era possível no estado do país) é Coronelismo, enxada e voto (1949), de Vitor Nunes Leal, análise e interpretação muito segura dos mecanismos políticos da chamada República Velha (1889-1930). 

O último tópico é decisivo para nós, hoje em dia, porque se refere à modernização do Brasil, mediante a transferência de liderança da oligarquia de base rural para a burguesia de base industrial, o que corresponde à industrialização e tem como eixo a Revolução de 1930. A partir desta viu-se o operariado assumir a iniciativa política em ritmo cada vez mais intenso (embora tutelado em grande parte pelo governo) e o empresário vir a primeiro plano, mas de modo especial, porque a sua ação se misturou à mentalidade e às práticas da oligarquia. A bibliografia a respeito é vasta e engloba o problema do populismo como mecanismo de ajustamento entre arcaísmo e modernidade. Mas já que é preciso fazer uma escolha, opto pelo livro fundamental de Florestan Fernandes, A revolução burguesa no Brasil (1974). É uma obra de escrita densa e raciocínio cerrado, construída sobre o cruzamento da dimensão histórica com os tipos sociais, para caracterizar uma nova modalidade de liderança econômica e política. 

Chegando aqui, verifico que essas sugestões sofrem a limitação das minhas limitações. E verifico, sobretudo, a ausência grave de um tópico: o imigrante. De fato, dei atenção aos três elementos formadores (português, índio, negro), mas não mencionei esse grande elemento transformador, responsável em grande parte pela inflexão que Sérgio Buarque de Holanda denominou “americana” da nossa história contemporânea. Mas não conheço obra geral sobre o assunto, se é que existe, e não as há sobre todos os contingentes. Seria possível mencionar, quanto a dois deles, A aculturação dos alemães no Brasil (1946), de Emílio Willems; Italianos no Brasil (1959), de Franco Cenni, ou Do outro lado do Atlântico (1989), de Ângelo Trento – mas isso ultrapassaria o limite que me foi dado.

No fim de tudo, fica o remorso, não apenas por ter excluído entre os autores do passado Oliveira Viana, Alcântara Machado, Fernando de Azevedo, Nestor Duarte e outros, mas também por não ter podido mencionar gente mais nova, como Raimundo Faoro, Celso Furtado, Fernando Novais, José Murilo de Carvalho, Evaldo Cabral de Melo etc. etc. etc. etc. 

* Artigo publicado na edição 41 da revista Teoria e Debate – em 30/09/2000

***

Antonio Candido é sociólogo, crítico literário e ensaísta.

***

Para conhecer mais o Brasil, acompanhe a Boitempo Editorial nas Redes Sociais!

Curta a página da Boitempo no Facebook para eventos, notícias e promoções.

Siga o perfil da Boitempo no Twitter para notícias, promoções e citações.

Assine o canal da Boitempo no YouTube para assistir às gravações de nossos eventos e entrevistas com autores.

66 comentários em Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  1. Maria Clara Vejarano // 17/05/2013 às 10:38 pm // Responder

    Mira. mira lo que me mandaron … me imaginé que si libros similares estuvieran escritos en Colombia, ya los habrías leído todos. besos leídos, tu María Clara

    ________________________________

    Curtir

  2. América Latina – Males de origem, de Manoel Bonfim, relata a verdadeira história dos colonizadores portugueses e espanhóis, com suas barbáries e crueldades.

    Curtir

  3. Elizabeth Fisher // 18/05/2013 às 3:22 am // Responder

    muito obrigada, Dr Antonio Candido.

    Curtir

  4. Elizabeth Fisher // 18/05/2013 às 3:32 am // Responder

    muito obrigada, Dr. Antonio Candido. Recebi seu artigo atraves meu filho,
    Joao Francisco, que estuda Classics em Londres.Fui descobrir Julien Gracq, tambem por indicacao sua.

    Curtir

  5. Paulo Eduardo Cortez Trigueiro // 18/05/2013 às 10:33 am // Responder

    Gostei das indicações, não tenho tanto conhecimento para fazer qualquer crítica ao Mestre das Letras, vou tentar ler mais sobre o assunto pois é necessário conhecer a nossa história. Parabéns.

    Curtir

  6. Elisabeth Spinelli de Oliveira // 18/05/2013 às 11:39 am // Responder

    Obrigada, mestre querido e eterno.

    Curtir

  7. Senti falta do livro História Econômica do Brasil, de Caio Prado Jr., mas toda ausência do mestre Antônio Cândido será perdoada 🙂

    Curtir

  8. Graças a Deus essas obras imortais sempre estiveram bem perto de mim. Acrecentaria outras , mas quem sou eu , grande Mestre ?

    Curtir

  9. Ficaram de fora: História Sincera da República, de Leoncio Basbaum; e, é claro, Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.

    Curtir

  10. Um “farol de sabedoria” para nos guiar, principalmente em tempos de turbulência e escuridão intelectual…

    Curtir

  11. Esther Rezende // 18/05/2013 às 2:19 pm // Responder

    Engraçado…o mestre erudito exclue de sua lista o texto literário como possibilidade para se conhecer o nosso Brasil.Foi uma surpresa.

    Curtir

  12. Luiz Frazon // 18/05/2013 às 2:29 pm // Responder

    Os donos do poder, Raimundo Faoro.

    Curtir

  13. ramon koelle // 18/05/2013 às 2:31 pm // Responder

    A modéstia desse grande sábio não permitiu que ele se auto-indicasse, então eu indico “Parceiros do Rio Bonito” de Antonio Cândido, um maravilhoso e empolgante estudo sobre o universo caipira, que parte de um estudo de caso no município de Bofete e interpreta o universo caipira.

    Curtir

  14. Remy Corrêa de Andrade Jr. // 18/05/2013 às 2:32 pm // Responder

    Um verdadeiro roteiro para conhecer o Brasil.

    Curtir

  15. Fernando Antonio de Carvalho Dantas // 18/05/2013 às 3:15 pm // Responder

    Quanta lucidez; quanta responsabilidade com a história das nossas ideias; quanto compromisso com a emancipação humana!

    Curtir

  16. Roseli F Martins. // 18/05/2013 às 3:37 pm // Responder

    Obrigada pelas indicações mestre.

    Curtir

  17. Professor, muito obrigada

    Curtir

  18. Sonia Dezute // 18/05/2013 às 5:21 pm // Responder

    Não sou nenhuma mestre mas Brasil, Nunca Mais assinado pela CNBB seria de bom esclarecimento sobre um holocausto que muitos ainda negam que existiu.

    Curtir

  19. DALILA SUANNES PUCCI // 18/05/2013 às 7:34 pm // Responder

    Pena que o livro OS EMBOABAS, de S.SUANNES não tenha sido incluido na lista.

    Curtir

  20. Eu o conheci,quando dava aulas no Sesi,logo admirei esse ilustre professor..Obrigado.
    Laura Faria Costa..

    Curtir

  21. Flavia Maria Machado Pinto // 18/05/2013 às 9:47 pm // Responder

    Gostei muito das sugestões. Venho estudando estes temas a alguns anos.

    Curtir

  22. Rita Margarete // 18/05/2013 às 9:57 pm // Responder

    As indicações são preciosas. Muito obrigada, mestre Cândido

    Curtir

  23. Osni Valfredo Wagner // 18/05/2013 às 10:06 pm // Responder

    Conheço alguns dos livros boa indicação.

    Curtir

  24. Obrigada Mestre, Prof. Antonio Candido. Só o enunciado das obras e justificativa dos critérios de escolha já foram uma Aula Magna. Que maravilha ! Quimeras mil – se os brasileiros estudassem esses livros ao invés de assistir apenas o Jornal Nacional e ler só a Revista Veja pensando que o Brasil é só aquilo.

    Curtir

  25. Li os dois livros que mostra o Brasil sem maquiagem :”Casa grande e senzala” e “Os sertões”.

    Curtir

  26. SALVE! Uma lista que, somente pela autoria da indicação, já merecem a leitura. Uma obra do próprio autor merece figurar entre estas citadas: Literatura & Sociedade.

    Curtir

  27. Valmor Arins Lopes // 20/05/2013 às 12:10 am // Responder

    E as obras do Álvaro Vieira Pìnto?

    Curtir

  28. Ricardo Ferreira // 20/05/2013 às 1:16 am // Responder

    Senti falta do Jose Murilo de Carvalho, “os bestializados” “a construção da ordem” . Os Sertões não retratam a verdadeira historia da guerra de Canudos.

    Curtir

  29. Adorei!!!Só de ser uma indicação do grande Antonio Cândido merece todo o nosso crédito e respeito. Gostaria que fosse listado Parceiros do Rio Bonito, de autoria desse Mestre…

    Curtir

  30. Marcos Ferreira // 20/05/2013 às 4:34 pm // Responder

    Uma alegria rever o digno e ilustre professor. A. Cândido é um exemplo de acadêmico: sua erudição, clareza, coerência e simplicidade lhe conferem um lugar muito especial na memória científica e cultural deste país. Precisamos de mais personagens deste calibre.

    Curtir

  31. De fato é uma Aula Magna esse texto de Antonio Cândido, a quem eu amo e agradeço por ser quem é e continuar vivo e engajado.
    Depois de ter visitado a exposição no novo museu do Rio, MAR, quero ler e reler esses clássicos e entender melhor nossa história, especialmente aspectos escondidos e encobertos. Menciono como exemplos monumentos, novas praças e até cemitérios antigos (de escravos), que reapareceram e podem ser visitados, resultado de escavações arqueológicas na região portuária do Rio. Mas é importante também conhecer a história dos judeus perseguidos pela Inquisição trazida a luz pela historiadora Anita Novinsky e tantos outros, alguns dos quais foram seus discípulos.

    Curtir

  32. Alfredo Gomes de Azevedo // 20/05/2013 às 8:40 pm // Responder

    A modéstia, aliada a lhaneza, impediu este monumento de nossa cultura de elencar entre estes maiores, ou melhores, o seu próprio nome, como autor que, junto aos mencionados, ajudou a desvendar a verdadeira face deste ser meio que esfíngico, que é o brasileiro. Apenas como exemplo, não se compreenderá de forma clara o imenso caminhar do brasileiro do meio rural para o urbano – o êxodo rural – sem uma leitura atenta do livro do professor Antonio Cândido, “Os Parceiros do Rio Bonito”. É um brasileiro de tal estatura moral, cultural, que nos obriga, mesmo ao mais pessimista, a sentir orgulho de pertencer a mesma pátria comum.

    Curtir

  33. J-sus, será que nem o maior crítico do Brasil tem… neutralidade crítica???
    São todos livros fortemente comprometidos ideologicamente…
    Puxa, vida… como eu queria ouvir um crítico que recomendasse leituras com pontos de vista altamente contraditórios… que considerasse o leitor suficientemente capaz de encontrar a sua própria opinião bem ali… no meio (“do redemunho”, se desejarem…).

    Curtir

    • Vai catar coquinho….

      Curtir

      • Talvez seja uma boa idéia. E um jeito de fazer os frutos irem pra um pouco mais longe da árvore… 🙂
        Obrigado por responder!

        Curtir

    • Estou de acordo.. mas pelo menos ele admitiu que o principal critério era indicar os livros que mais o agradam. De fato pode ser um ângulo de visão bem limitado.

      Curtir

    • Tô contigo.

      Curtir

    • Dmítri Cerboncini Fernandes // 01/11/2013 às 12:10 am // Responder

      Senhor candidato a Max Weber, qual seria então a “linha única” em que se enquadram livros ideologicamente tão díspares, como Raízes do Brasil e Formação do Brasil Contemporâneo? Ambos são “comunistas”? Vá ler Reinaldo Azevedo, que tem muito mais a ver com sua apreciação de “neutralidade”, e deixe A. Candido e seus seguidores doutrinados e imbecis, como eu, prá lá.

      Curtir

      • Dmítri, bom mesmo é ler livros de linhas díspares. O ruim mesmo é quando se lê somente livros de uma única linha, o que é o caso da maioria dos “intelectuais” de esquerda, que só leem livros de inspiração marxista. Desculpe, mas você está cometendo o mesmo erro, só que ao contrário. Sérgio Buarque e Caio Prado merecem ser lidos como clássicos. Aliás, o Raízes do Brasil é o melhor livro da área de humanas já escrito no Brasil. Não há nada de doutrinação nele. Pode lê. O do Caio Prado só peca no final, quando analisa o fim da colônia usando uma “lei da história” marxista.

        Curtir

      • Assis Rondônia // 14/01/2016 às 7:43 pm // Responder

        COMO PODE ALGUÉM, tão pequeno e reles desejar criticar Antonio Cândido, ou dizer que esta ou aquela obra, por trazer uma interpretação marxista, é menor? É muita estupidez do ser incongruente até no ato de respirar.
        Sempre indiquei, para começar a conhecer o Brasil, Caio Prado, Ser Burque, Raymundo Faoro, Celso Furtado, R. Simonsen, G. Freyre,

        Curtir

    • Aelton Leonardo // 01/11/2013 às 11:22 pm // Responder

      Cara, não é bom falar do que você não entende. Gilberto Freyre, por exemplo, é um autor conservador, e tá aí. Euclides da Cunha é tudo menos marxista, e tá aí também. Mesmo no pessoal mais à esquerda, quero ver você conciliar as análises de um marxista ortodoxo como Caio Prado Jr com o livro de Darcy Ribeiro. A ânsia de falar mal da esquerda leva muita gente, como você, a falar bobagens sobre temas que desconhecem.

      Curtir

      • Agora releia meu comentário cogitando que eu li a maioria das obras, e das que não li as próprias, li ensaios relevantes.
        Considere também que não mencionei o termo que o senhor inscreve aí.
        Nem explicitei meu alinhamento político.
        Enfim, leia o comentário. Lembre que ele foi escrito na atualidade.

        Curtir

    • Fauzi Achoa // 31/05/2015 às 1:58 pm // Responder

      É fácil Luke, leia a Revista Veja.

      Curtir

  34. Que maravilha é a generosidade intelectual. Obrigado, Mestre! Tanta coisa a ler, sempre e sempre e sempre.

    Curtir

  35. Convido-os a ler o livro, excelente, do prof. Vicente Salles (in memorian) sobre a formação do Pará a partir dos negros:

    https://www.facebook.com/ONegroNoParaVicenteSalles

    Curtir

  36. Há mais de 50 anos que estudo o Brasil na leitura do povo e suas obras e acontecimentos político,socio,culturais e nas leituras dos citados livros que refletem a alma dos autores. Um livro é como estrela no firmamento. Descubrir a diferença depende da luz do olho que observa, pensa e sente.

    Curtir

  37. Caro Antonio Cândido…bebi nessa fonte e quase na maioria dos indicados, inclusive Os Parceiros do Rio Bonito e são minhas referencias para voltar a beber nessa fonte. Obrigado.

    Curtir

  38. Meu mestre querido! Tua sugestão é uma ordem!

    Curtir

  39. Então críticos, antes de fazer uma lista ele estabeleceu algumas premissas bastante claras. Leram?…”…. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente. Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora. Para quem sabe muito, um livro importante não passa de chuva no molhado. Além disso, há as afinidades profundas, que nos fazem afinar com certo autor (e portanto aproveitá-lo ao máximo) e não com outro, independente da valia de ambos.
    Por isso, é sempre complicado propor listas reduzidas de leituras fundamentais. Na elaboração da que vou sugerir (a pedido) adotei um critério simples: já que é impossível enumerar todos os livros importantes no caso, e já que as avaliações variam muito, indicarei alguns que abordam pontos a meu ver fundamentais, segundo o meu limitado ângulo de visão. Imagino que esses pontos fundamentais correspondem à curiosidade de um jovem que pretende adquirir boa informação a fim de poder fazer reflexões pertinentes, mas sabendo que se trata de amostra e que, portanto, muita coisa boa fica de fora.”

    Curtir

  40. Faltou “1964 – A Conquista do Estado” de René Armand Dreyfuss e “Os Donos do Poder” de Raymundo Faoro.

    Curtir

  41. Mestre, incluiria na lista dois de Darcy Ribeiro: O Povo Brasileiro e O Brasil como Problema!!!!!

    Curtir

  42. Tá precisando atualizar essa bibliografia. Particularmente não gostei. As indicações são muito tradicionais, apegadas aos clássicos. A maioria tem um viés muito economicista e macropolítico.

    Curtir

  43. Fernando Henrique Cardoso leu essa orientação e idealizou seu novo livro: “Pensadores que inventaram o Brasil”. Coincidências demais, entre as obras sugeridas e as insertas nas análises de FHC, não acham?

    Curtir

  44. Jorge Isper Abrahim Filho // 05/07/2014 às 1:47 am // Responder

    Indicações preciosas, mas acrescentaria “O Capitalismo Tardio”, “Rumos e Metamorfoses”, “Uma Nação Mercantilista” e “Capitalismo de Laços”.

    Curtir

  45. Vitoria Soares // 21/12/2014 às 11:31 am // Responder

    É sempre bom ler quem ler tem um bom dezenpeio na escola, e saber bem sobre o Brasil.

    Curtir

  46. Republicou isso em cadê rogêe comentado:
    Sábias orientações do mestre Antonio Candido!

    Curtir

  47. Uma bela lista, mas não se conhece o Brasil sem Monteiro Lobato e Graciliano Ramos; para mim o livro fundamental da sociedade brasileira é Capitães da Areia de Jorge Amado. O Brasil é imenso e imensos seus talentos, devem haver 1000 livros essenciais ao Brasil, jamais 10,

    Curtir

  48. Elaine F. A. Corradello // 09/01/2016 às 8:35 pm // Responder

    Muito obrigada, Mestre A. Cândido; conheci-o numa palestra no IEL/Unicamp/92 e todos lá enriquecem suas ementas com muuuuito Antônio Cândido, que sorte a nossa! O Sr. é valioso!

    Curtir

  49. Marcelo Faviere // 05/03/2016 às 11:32 pm // Responder

    Republicou isso em Excêntrico Psicopata.

    Curtir

  50. O que mais me chamou a atenção e me deixou feliz nesta lista é que não foi incluído o “único” “Casa Grande e Senzala “de Gilberto Freire, aquele que escreveu que os indígenas contribuiram apenas com a mandioca, o banho e a rede, para a formação da cultura brasileira e isso virou lei na “inteligentsia” brasileira.

    Curtir

  51. O MESTRE ANTONIO CÂNDIDO, O ÚLTIMO DOS INTELECTUAIS DO BRASIL, INDICA DEZ LIVROS PARA CONHECER, ESCREVER, FALAR E ESCREVER SOBRE O BRASIL. SERÁ QUE MUITOS DITOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO BRASIL TÊM ALGUNS DESTES CITADOS TAIS COMO????: RAÍZES DO BRASIL, O POVO BRASILEIRO, OS SERTÕES, O ABOLICIONISTA, SER ESCRAVO NO BRASIL, CASA GRANDE & SENZALA, HISTORIA DOS ÍNDIOS DO BRASIL, (…) A escravidão africana no Brasil (1949), de Maurício Goulart ou A integração do negro na sociedade de classes (1964), de Florestan Fernandes, (…)é preciso ler também Formação do Brasil contemporâneo, Colônia (1942), de Caio Prado Júnior, que focaliza a realidade de um ângulo mais econômico do que cultural(…) AFIRMOU NOSSO MESTRE, ANTONIO CÂNDIDO. EU, FLÁVIO JOSÉ PENSO QUE COMO FUI INTELECTUAL MERCENÁRIO, CONHEÇO QUASE TODOS , AFINAL, TEM MUITO LIVRO JOGADO NOS FUNDOS DE UMA BIBLIOTECA DE UMA CIDADEZINHA QUALQUER DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. O QUE PRECISAMOS É DE LER MAIS LIVROS E ESQUECER A DROGA DA INTERNET. É FÚTIL !

    Curtir

  52. CARLOS PORTO // 09/06/2017 às 1:26 am // Responder

    Nota da Guerra de Princesa

    A Revolta de Princesa, em 1930, foi um acontecimento que marcou e transformou a vida estadual e teve repercussão nacional. Tudo começou através de discórdias políticas e econômicas, envolvendo poderosos coronéis do interior do estado e o governador eleito da Paraíba em 1927, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. O principal deles era o chefe político de Princesa Isabel, o “coronel” José Pereira de Lima, detentor do maior prestígio na região, que se tornou o líder do movimento. Era a própria personificação do poder político. Homem de decisão e coragem pessoal, também era fazendeiro, comerciante, deputado e membro da Comissão Executiva do partido.

    No dia 22 de outubro de 1928, na qualidade de presidente (governador) do estado da Paraíba, assumiu o governo Dr. João Pessoa Cavalcante de Albuquerque.

    Nota de 1930 sobre o início da guerra de Princesa

    João Pessoa discordava da forma como grupos políticos que o elegera, conduziam a política paraibana, onde era valorizado o grande latifundiário de terras do interior, possuidores de grandes riquezas baseadas no cultivo do algodão e na pecuária. Estes “coronéis” atuavam através de uma estrutura política arcaica, que se valia entre outras coisas do mandonismo, da utilização de grupo de jagunços armados e outras ações as quais o novo governador não concordava. Nos seus redutos, eram eles que apontavam os candidatos a cargos executivos, além de nomearem delegados, promotores e juízes. Eles julgavam, mas não eram julgados. Verdadeiros senhores feudais, nada era feito ou deixava de ser feito em seus territórios que não tivesse a sua aprovação. Mas João Pessoa passou a não respeitar mais as indicações de mandatários para nomeações de cargos públicos.

    Antigo casarão do coronel José Pereira
    Antigo casarão do coronel José Pereira
    Por esta época, esses coronéis exportavam seus produtos através do principal porto de Pernambuco, em Recife, provocando enormes perdas de divisas tributárias para a Paraíba. Procurando evitar esta sangria financeira e efetivamente cobrar os coronéis, João Pessoa implantou diversos postos de fiscalização nas fronteiras da Paraíba, irritando de tal forma estes caudilhos, que pejorativamente passaram a chamar o governador de “João Cancela”.
    A gota d água foi a escolha dos candidatos paraibanos à deputação federal. Como presidente do estado, João Pessoa dirigiu o conclave da comissão executiva do Partido Republicano da Paraíba que escolheu os nomes de tais pessoas. A ideia diretriz era a rotatividade. Quem já era deputado não entraria no rol de candidatos. Tal orientação objetivava afastar o Sr. João Suassuna, grande aliado de José Pereira que, como presidente do estado que antecedeu a João Pessoa, teria maltratado parentes de Epitácio na cidade natal de ambos, Umbuzeiro. No entanto, João Pessoa deixou na relação dos candidatos o nome de seu primo, Carlos Pessoa, que já era deputado. Isso valeu controvérsia na comissão executiva e apenas João Pessoa assinou o rol dos candidatos.

    No dia 19 de fevereiro de 1930, o presidente do estado da Paraíba, João Pessoa, na tentativa de contornar a crise política provocada pela divergência na composição da chapa para deputado federal, viaja a Princesa. A chapa para deputado federal fora publicada um dia antes da viagem, no jornal “A União”. O presidente é recebido com festa. Por falta de habilidade política, o presidente João Pessoa e o “coronel” José Pereira, chefe político princesense, não encontraram um denominador comum.

    Combatentes da Guerra de Princesa (3)

    Em 22 de fevereiro de 1930, o “coronel” José Pereira rompe oficialmente com o governo do Estado, através do telegrama n.º 52. José Pereira conta com o apoio dos Pessoa de Queirós (os irmãos José e João Pessoa de Queirós), primos do presidente João Pessoa e donos de um grande empório industrial, jornalístico (Jornal do Commércio) e mercantil (João Pessoa de Queirós e Cia.), no Recife, rebelou-se contra o governo estadual. Com o apoio discreto, mas efetivo, do Presidente da República e dos governadores de Pernambuco, Estácio de Albuquerque Coimbra, e do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine de Faria, o coronel José Pereira decidiu resistir a essas investidas contra seus poderes. Partiu então para a arregimentação de aliados.

    Como resposta, no dia 24 de fevereiro de 1930, o presidente João Pessoa, visando desestabilizar o poder de mando do “coronel”, retira os funcionários do Estado, lotados em Princesa; quase todos os parentes do “coronel”, e exonera o prefeito José Frazão de Medeiros Lima, o vice-prefeito Glicério Florentino Diniz e o adjunto de promotor Manoel Medeiros Lima, indicados pelo oligarca princesense. O juiz Clímaco Xavier abandonou a cidade por falta de garantias. O jornal “A União” de 28 de fevereiro de 1930, trazia decretos de exoneração do subdelegado de Tavares, Belém, Alagoa Nova (Manaíra) e São José, distritos de Princesa na época. Com o rompimento oficial do “coronel” José Pereira em 22 de fevereiro de 1930 no município de Princesa, a justiça deixou de funcionar, as aulas foram interrompidas e foi suspensa a arrecadação de impostos.

    Combatentes da Guerra de Princesa (2) Como resposta José Pereira declarou a independência provisória de Princesa do Estado da Paraíba. Neste mesmo dia 28 era publicado o Decreto nº 01 foi aclamado pela população, que declarou oficialmente a independência da cidade (República de Princesa), com hino, bandeira e leis próprias. Ainda em 28 de fevereiro de 1930, data aceita como início da Revolta de Princesa, João Pessoa mandou a polícia estadual ocupar o município de Teixeira, sob o comando dos capitães João da Costa e Irineu Rangel reduto dos Dantas, aliados de José Pereira, prendendo pessoas da família e impedindo que ocorresse votação naquela cidade. Houve reação armada dos Dantas.

    Combatentes e destruições da Guerra de Princesa (5)

    O “coronel” não era homem de se intimidar com pouca coisa e enviou 120 homens armados para Teixeira, que foi retomada pelos rebeldes. José Pereira tinha armas em quantidade, recebidas do próprio governo estadual, em gestões anteriores, para enfrentar o bando de Lampião e mais tarde a Coluna Prestes. Seu exército era estimado em torno de 1.200 a 1.500 combatentes, onde diversos desses lutadores eram egressos do cangaço ou desertores da própria polícia paraibana. Com esse poderio bélico e seu prestígio político, começou a planejar o que ficou conhecido como “A Revolta de Princesa”.

    Essa rebelião atingiu também diversos municípios como Teixeira, Imaculada, Tavares e outros. A cidade, que já tinha visto passar diferentes grupos de cangaceiros, passou a ser reduto de valentia e independência.

    Jornal de Princesa durante a Guerra

    O Governo do Estado prepara o golpe que supunha fatal e envia à Princesa 220 homens em doze caminhões e farta munição sob o comando do tenente Francisco Genésio, e, pasmem, para espanto dos leigos e estrategistas, um feiticeiro que “benzia a estrada, a cada parada, dizendo: ‘Vamos pegar Zé Pereira à unha!’. Os soldados sentiam-se mais protegidos e aplaudiam com entusiasmo o novo protetor, pois com ele estariam imunes às balas. Não foi o que aconteceu. Ao chegarem ao povoado de Água Branca, no dia 5 de junho de 1930, foram recebidos à bala, numa emboscada fulminante. O primeiro a ser atingido, com um tiro na testa, foi o dito feiticeiro. Os caminhões foram queimados; quem não conseguiu fugir, morreu; inclusive o tenente Francisco Genésio. Mais de cem mortos e quarenta feridos.

    João Pessoa tenta nova investida. Incapaz de dominar a cidade rebelde, ele apela para a guerra psicológica. Uma avioneta, pilotada por um italiano, lança panfletos sobre Princesa, exortando a população a depor as armas. Caso contrário, haveria bombardeio aéreo. Mas a resistência continua e as bombas não vêm. Nas semanas seguintes, os homens do “coronel” José Pereira, usando táticas de guerrilha, espalham sua ação pelo sertão, dando a entender que o conflito seria longo.

    Casa de Marcolino Diniz, em Patos de Irerê, destruída pela polícia paraibana
    Casa de Marcolino Diniz, em Patos de Irerê, destruída pela polícia paraibana
    Foram travadas sangrentas batalhas e inúmeras vidas foram perdidas. Princesa se tornou uma fortaleza inexpugnável, resistindo palmo a palmo ao assédio das milícias leais ao governador João Pessoa.

    Mas a luta estava para terminar, com um desfecho imprevisto. João Pessoa foi assassinado no Recife por um desafeto, João Dantas, por motivos mais pessoais do que políticos. Foi na confeitaria Glória, no Recife, às 17 horas do dia 26 de julho de 1930. É que João Dantas teve a sua residência e escritório de advocacia na capital da Paraíba invadida pela polícia estadual, tendo parte de seus documentos apreendidos e divulgados pelo jornal A União, quase um diário oficial do estado. Vieram à luz detalhes de suas articulações políticas e de suas relações com a jovem Anayde Beiriz. Em uma época em que honra se lavava com sangue, Dantas sabendo que João Pessoa estava de visita ao Recife, saiu em sua procura para matá-lo.

    Com sua morte, o movimento armado de Princesa, que pretendia a deposição do governo, tomou novo rumo. Os homens de José Pereira comemoraram, mas o coronel, pensativo, teria dito: “Perdemos…! Perdi o gosto da luta. Os ânimos agora vão se acirrar contra mim”. Essa data é considerada para o encerramento do conflito, faltando dois dias para completar quatro meses.

    Combatentes e destruições da Guerra de Princesa (1)

    E conforme sua previsão, os paraibanos ficaram chocados com o assassinato (a partir daí criou-se todo um mito). O crime foi apresentado como obra dos perrepistas, o Partido Republicano Paulista. Seus partidários, em retaliação, foram perseguidos e tiveram suas casas incendiadas, além de sofrerem outros tipos de perseguição e violência. O Presidente da República, Washington Luiz, decidiu então terminar com a Revolta de Princesa e o “coronel” José Pereira não ofereceu resistência, conforme acordo prévio, quando seiscentos soldados do 19º e 21º Batalhão de Caçadores do Exército, comandados pelo Capitão João Facó, ocuparam a cidade em 11 de agosto de 1930. José Pereira deixa a cidade no dia 5 de outubro de 1930.

    No dia 29 de outubro de 1930, a Polícia Estadual ocupa a cidade de Princesa com trezentos e sessenta soldados comandados pelo capitão Emerson Benjamim, passando a perseguir os que lutaram para defender a cidade ameaçada, humilhando e torturando os que foram presos, sem direito a defesa. A luta teve um balanço final de, aproximadamente, 600 mortos.

    FONTE – http://culturapopular2.blogspot.com.br/2011/02/revolta-de-princesa.html
    Anúncios

    Curtir

  53. Maria Helena Chaibub // 03/07/2017 às 10:06 pm // Responder

    Certamente Mestre Antônio Cândido é autoridade para indicar livros de grandes conhecimentos sobre o Brasil. Acredito que não teve a oportunidade de ler ” A Historia da Terra e do Homem no Planalto Central” do Indígena ao Colonizador ; Autoria de Paulo Bertran e distribuído pela UNB.

    Curtir

  54. Pensador Qualquer // 28/02/2018 às 2:43 am // Responder

    Muito interessante. Um ótimo guia para quem quer começar a entender o processo histórico brasileiro, obviamente ainda em vigência e formação.
    Grato, professor, pela contextualização e preciso delineamento bibliográfico acerca da temática tão ampla e complexa.

    Se não for pedir demais, poderia nos presentear uma vez mais com um outro guia, sobretudo agora com viés mais conservador, se possível, caso haja.

    Curtir

22 Trackbacks / Pingbacks

  1. “Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil” | Autores e Livros
  2. Antonio Cândido indica 10 livros para conhecer o Brasil | Projeto Muqueca Babys Blog
  3. Substantivo Plural » Blog Archive » Antonio Cândido indica 10 livros para conhecer o Brasil
  4. Anônimo
  5. A “síndrome de Collor” | SCOMBROS
  6. Antônio Cândido e a difícil arte de indicar dez livros [mais um] para se conhecer o Brasil | Hum Historiador
  7. E Zás #31 – Uma Geral No Que Tá Rolando | Big Mouth Strikes Again!
  8. A contribuição dos não-marxistas para a revolução brasileira | Pessimismo da Razão
  9. Antonio Cândido indica 10 livros para conhecer o Brasil | Cama de Prego – Luciano Alvarenga
  10. Em caminhada, maratonista descobre desafios e conquistas de Heliópolis (04/12/13-19h21) - Beats Magazine
  11. Socialista Morena » Dicas literárias para um Natal vermelho II
  12. Bananas e livros | Livros e bicicletas
  13. O Brasil não é para principiantes! | Nota Alta ESPM
  14. 10 livros para conhecer o Brasil
  15. TrashCast Reciclável 002 - Pós eleições | Plano 9
  16. Socialista Morena » 20 anos de O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, indispensável para entender o Brasil
  17. 11 livros essenciais para conhecer o Brasil, segundo Antonio Candido - NotaTerapia
  18. Entenda o Brasil em 10 livros indicados por Antônio Cândido
  19. Antonio Candido indica dez livros para conhecer o Brasil
  20. » Sobre a partida de Antonio Candido
  21. Em Pauta Especial: Antonio Candido, presente! – ENFPT
  22. Dez livros pra entender o Brasil (Antonio Candido) – Norte Magnético

Deixe um comentário