A Boitempo Editorial, em parceria com o Centro de Pesquisas 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, promove em 2012 a terceira edição do “Curso Livre Marx-Engels”. As aulas – ministradas por alguns dos mais importantes acadêmicos do Brasil – serão baseadas nos livros editados pela Boitempo e abertas a todos os interessados em ler e estudar a colossal obra desses dois filósofos.
Os professores participantes são: Alysson Mascaro, Antonio Carlos Mazzeo, Antonio Rago, Arlene Clemesha, Emir Sader, José Paulo Netto, Mario Duayer, Michael Löwy e Ruy Braga.
O curso discutirá os 15 livros da coleção Marx-Engels. Os encontros, realizados aos sábados, terão duração de 6 horas, divididos em duas aulas, uma no período da manhã e outra à tarde. As aulas acontecem a partir do dia 18/08 até 22/09, com apenas um recesso no dia 08/09.
As inscrições acontecerão entre o dia 1º e 13 de agosto pelo Blog da Boitempo. Mais detalhes sobre o processo e o formulário de inscrição serão postados no blog no dia 1º de agosto pela manhã. As vagas são limitadas. Haverá emissão de certificados.
Os livros abordados serão:
1. A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
2. Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
3. Crítica ao Programa de Gotha, de Karl Marx
4. Sobre a questão judaica, de Karl Marx
5. Sobre o suicídio, de Karl Marx
6. Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
7. O socialismo jurídico, de Friedrich Engels e Karl Kautsky
8. A sagrada família, de Karl Marx e Friedrich Engels
9. Grundrisse, de Karl Marx
10. A guerra civil na França, de Karl Marx
11. O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
12. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
13. Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx
14. Lutas de classes na Alemanha, de Karl Marx e Friedrich Engels
15. Lutas de classes na França, de Karl Marx e Friedrich Engels (lançamento em setembro)
Confira a programação completa aqui.
Curso Livre Marx-Engels
18/08 a 22/09 | aos sábados | das 10 às 13h e das 14h às 17h
Sindicato dos Bancários de São Paulo – R. São Bento, 413 | Centro (próximo ao metrô São Bento)
Com Alysson Mascaro, Antonio Carlos Mazzeo, Antonio Rago, Arlene Clemesha, Emir Sader, José Paulo Netto, Mario Duayer, Michael Löwy e Ruy Braga.
Inscrições pelo Blog da Boitempo | Vagas limitadas | Haverá emissão de certificados.

Gostaria muitíssimo de participar do curso, mas resido em Recife-PE. Existe alguma previsão de realização em minha cidade, ou a modalidade de ensino à distância (EAD)?
Como faço a inscrição ?
Dárcio, na próxima quarta-feira (1º de agosto) publicaremos aqui no Blog da Boitempo um formulário para inscrição no Curso. As inscrições vão até o dia 13 de agosto.
Por que vocês não fazem transmissão online do curso para atender o pessoal de fora de São Paulo?
Prezado Marcos, infelizmente não contamos com a estrutura para transmitir as aulas ao vivo pela internet. Contudo, serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.
Por favor, gravem as palestras e disponibilizem na net para nós de outros estados.
Caro Ricardo, isso será feito: as aulas serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.
Valew! A propósito, quando sairá a Ontologia do Ser Social de LUKÁCS ?
Estamos no aguardo. Abçs.
Qual o custo do curso?
Prezada Andreia, ainda estamos definindo o valor do investimento. Podemos adiantar que será um valor simbólico que será utilizado para auxiliar a cobertura dos custos administrativos da produção do Curso.
Quero me inscrever, como faço?
Prezado Michel, na próxima quarta-feira (1º de agosto) publicaremos aqui no Blog da Boitempo um formulário para inscrição no Curso. As inscrições vão até o dia 13 de agosto.
Excelente esta iniciativa dos cursos. Há alguma possibilidade de gravar os cursos e postá-los no blog depois, para aqueles que não são de S.P. e não têm condições de participar presencialmente?
Caro Fernando, as aulas serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.
Olá, as inscrições serão para o curso inteiro ou poderá ser realizada para dias específicos?
Caro Leandro, serão para o Curso inteiro.
Quando vocês vão promover um curso desses em Fortaleza?
Razek, temos planos de organizar edições do Curso em outras regiões do país. Para tanto, temos buscado parcerias e apoio. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações!
Vai ter uma promoçãozinha pra quem quiser comprar os livros pra melhor acompanhar o curso?
Prezado Gabriel, os livros serão vendidos com desconto durante o Curso no Sindicato sim!
Bom dia.
O prazo para a inscrição no curso livre começou hoje, qual o horário estimado para a liberação do formulário? Obrigado.
Prezado Anderson, o formulário será publicado por volta das 13h!
Cadê o formulario?
Qelli, o formulário está no link http://goo.gl/VHZE6
Traz pro Rio. Tá cheio de gente aqui querendo participar tb!
Prezado Renato, temos buscado viabilizar parcerias para realizar outras edições do Curso em regiões diversas do país. De qualquer forma, as aulas serão gravadas e posteriormente publicadas no YouTube. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações futuras!
Pingback: Curso livre estuda obras de Marx e Engels « Catraca Livre – São Paulo Grátis